As canadianas Bell Mobility, Rogers Wireless, Microcell Telecommunications (Fido) e Telus Mobility assinaram um acordo para a criação de uma rede nacional de hotspots , que permitirá o roaming entre os diferentes fornecedores de serviços, a partir do próximo Outono.



O acordo estabelecido entre as quatro operadoras de rede de telecomunicações móveis convida outros operadores ou detentores canadianos de hotspots a juntarem-se à rede de roaming, desde que observem os requisitos tecnológicos mínimos.



Os operadores comprometem-se ainda a duplicar o número locais de acesso Wi-Fi no Canadá para mais de 500 durante o próximo ano . "Aumentando o número de locais e fornecendo consistência de serviço irá eliminar duas das maiores barreiras ao ganho de popularidade do Wi-Fi", afirmou Peter Barnes, presidente da Canadian Wireless Telecommunications Association, num comunicado oficial.



O acordo servirá igualmente para tentar implementar uma marca identificadora comum a aplicar aos hotspots canadianos e para simplificar as opções de pagamento disponíveis para os utilizadores de tais pontos de acesso à Internet, actualmente obrigados a usar cartão de crédito para fazer o pagamento adiantado do serviço.



Depois da rede estar operacional, será cobrada uma taxa de roaming cada vez que um subscritor recorrer à rede de outro operador ou fornecedor de hotspots. Os valores em dívida serão cobrados ao utilizador pelo seu operador que se encarregará de fazer chegar as receitas de roaming aos detentor dos outros hotspots utilizados.



As operadoras estarão a mostrar a tecnologia de roaming entre hoje e amanhã na conferência Wi-Fi Power 2004, em Toronto.



Notícias Relacionadas:

2004-01-15 - Vodafone prolonga acesso gratuito a hotspots Wi-Fi

2004-01-08 - BT oferece acesso gratuito aos seus hotspots durante uma semana

2003-12-05 - PT avança com estratégia transversal para o Wi-Fi

2003-11-10 - Parque Expo inicia projecto Wi-Fi no Parque das Nações