Depois de uma forte implementação dos serviços de mensagens na Europa Ocidental onde os níveis de ARPU já atingiram um crescimento significativo, o leste da Europa encontra-se com grandes dificuldades para conseguir o aumento destes valores. Com base em dados recolhidos, o relatório da Frost & Sullivan conclui que os operadores das telecomunicações móveis podem continuar a assistir ao crescimento das suas receitas, se verificado um aumento da utilização dos serviços de mensagens.

Porém, o MMS ainda não é muito utilizado nestes países, e o próprio serviço de Mensagens curtas (SMS) não teve o mesmo crescimento que na Europa ocidental, podendo mesmo vir a reduzir as receitas com a entrada nas redes de um grupo de utilizadores com menor poder de compra. O estudo da Frost & Sullivan adianta mesmo que pode registar-se uma redução no peso das mensagens curtas de cerca de 40 por cento.

Desta forma, um analista da Frost & Sullivan recomenda que "as operadoras móveis recorram a todas as oportunidades que têm para aumentar os níveis de ARPU estimulando o uso de SMS baseado nas suas principais características".

No sentido de estimular uma rápida implementação da interoperabilidade dos MMS os operadores da Europa Ocidental lançaram campanhas grossistas destinadas ao segmento mais jovem para abandonarem os seus telemóveis antigos e adquirirem novos terminais, com mais funcionalidades. De facto, a preferência incide sobre os MMS devido às inovadoras características de animação e capacidade de suporte, onde uma plataforma oferece aplicações muito mais desenvolvidas.

A consultora aconselha as operadoras a apostar no MMS, posicionando-o como um serviço independente de mensagens e não como uma versão desenvolvida do SMS. Mesmo que não venham a alcançar o mesmo nível de utilização do SMS, as mensagens multimédia trazem um potencial muito superior de receitas.

O estudo antecipa que se forem atingidos novos segmentos de mercado, através da promoção de novos serviços, os níveis de ARPU podem aumentar significativamente até ao final de 2005, altura em que problemas de interoperabilidade entre os aparelhos móveis possam ser resolvidas e a penetração de equipamentos com MMS atingirá altos níveis no mercado.

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