Telefónica, Vodafone, Orange e T-Mobile anunciaram hoje o desenvolvimento conjunto de uma plataforma que garante a interoperabilidade de serviços de mensagens instantâneas e facilita a troca de ficheiros e a videoconferência.
A Rich Communication Suite vai facilitar aos programadores o desenvolvimento de aplicações deste tipo, com a garantia de interoperabilidade nas redes das diversas operadoras envolvidas.
Segundo explicaram as empresas envolvidas na parceria, num evento no Mobile World Congress, o objectivo é dar aos programadores ferramentas para que as aplicações desenvolvidas para os equipamentos das marcas se adaptem automaticamente às redes das operadoras e aos dispositivos, independentemente do sistema operativo.
A excepção vai para as aplicações da Apple, que não aceitou participar com as operadoras neste projecto e ver assegurada a mesma possibilidade para o universo das suas aplicações.
De acordo com as empresas, que ainda não avançaram uma data para a disponibilização da novidade, as aplicações compatíveis com a plataforma RCS-e estão desenhadas para que os utilizadores possam saber a qualquer momento quem, entre os seus contactos, tem disponível esses serviços.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários