Telefónica, Vodafone, Orange e T-Mobile anunciaram hoje o desenvolvimento conjunto de uma plataforma que garante a interoperabilidade de serviços de mensagens instantâneas e facilita a troca de ficheiros e a videoconferência.



A Rich Communication Suite vai facilitar aos programadores o desenvolvimento de aplicações deste tipo, com a garantia de interoperabilidade nas redes das diversas operadoras envolvidas.



Segundo explicaram as empresas envolvidas na parceria, num evento no Mobile World Congress, o objectivo é dar aos programadores ferramentas para que as aplicações desenvolvidas para os equipamentos das marcas se adaptem automaticamente às redes das operadoras e aos dispositivos, independentemente do sistema operativo.



A excepção vai para as aplicações da Apple, que não aceitou participar com as operadoras neste projecto e ver assegurada a mesma possibilidade para o universo das suas aplicações.



De acordo com as empresas, que ainda não avançaram uma data para a disponibilização da novidade, as aplicações compatíveis com a plataforma RCS-e estão desenhadas para que os utilizadores possam saber a qualquer momento quem, entre os seus contactos, tem disponível esses serviços.