Um conjunto de 15 operadores móveis assumiram hoje o compromisso de trabalhar no sentido de garantir a interoperabilidade dos serviços de mensagens instantâneas que venham a disponibilizar aos seus clientes.



O desafio foi lançado pela GSM Association e comunicado na feira de Barcelona, com a concordância de nomes como a Orange, a Telefónica Móviles, a China Mobile, ou a T-Mobile. Vodafone e Orange garantem mesmo que já chegaram a um primeiro acordo de interoperabilidade para os seus serviços de mensagens instantâneas. Este primeiro esforço foi já testado em França e dentro de pouco tempo será experimentado no Reino Unido. Do acordo assinado entre as empresas fazem parte aspectos como a facilidade de acesso à tecnologia, transparência de tarifas e segurança das comunicações, garantiram em declarações citadas pela Agência France Press.



Os serviços de mensagens instantâneas no móvel funcionam de forma idêntica aos serviços com o mesmo nome usados no PC e permitem a comunicação directa entre dois interlocutores, usando para isso uma ligação á Internet. Face aos tradicionais serviços de SMS o IM móvel adiciona a possibilidade de enviar fotos e arquivos.



Notícias Relacionadas:

2005-10-13 - Yahoo e Microsoft chegam a acordo para interoperabilidade de Instant Messaging
2004-07-16 - Microsoft, AOL e Yahoo anunciam interoperabilidade de IM para profissionais