
A capacidade para gerir grandes volumes de dados, analisar informação e conseguir filtrar cada vez melhor as preferências dos consumidores têm de ser elementos críticos na estratégia dos operadores de telecomunicações, defendeu esta manhã Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom que falava na conferência Media do Futuro, organizada pela Impresa.
O responsável sublinhou que um dos fatores de sucesso do Meo, a plataforma de televisão paga do grupo, tem sido o data mining e toda a aposta do grupo na análise cada vez mais apurada dos perfis e preferências de consumo de quem usa os seus serviços e defende que esta área, tal como o business intelligence, serão cada vez mais aposta dos operadores para promover a diferenciação das suas ofertas face à concorrência.
A PT tem investido em capacidade para gerir e armazenar dados para consumo interno e para oferecer ao mercado e mantém já uma solução cloud para empresas, suportada na capacidade instalada nos seus data centres. Prepara ainda uma nova oferta para consumidores, que será lançada em dezembro.
A propósito da cloud, Bava considerou que a virtualização de servidores e plataformas é uma tendência irreversível porque permite reduzir custos, aumentar a agilidade e flexibilidade das empresas. Também defendeu que cada empresa ou entidade deverá decidir a velocidade da transição mais adequada à sua realidade, fazendo notar que que as empresas que asseguram estes serviços são parceiros especializados, com competências para proporcionar níveis de segurança que nem sempre estão disponíveis nos servidores guardados na própria empresa.
Ao nível dos serviços a intervenção do CEO da PT sublinhou o crescimento do mercado de conteúdos de TV interativos, sublinhando que, agora que é possível oferecer esse tipo de serviços com níveis de qualidade, o consumidor demonstra interesse em usá-los o que deixa antever um enorme potencial ainda por explorar, em torno deste tipo de ofertas.
A título de exemplo referiu que os clientes do Meo gravam por mês 50 milhões de horas de conteúdos através do serviço. No que se refere às aplicações disponíveis no serviço de TV a utilização também tem crescido e hoje existem apps no portefólio do Meo que somam mais de 500 mil hits por mês.
Além dos conteúdos próprios, a PT tem explorado a área dos conteúdos interativos com parceiros de TV, sobretudo na área da produção nacional, um domínio que Zeinal Bava sublinhou com o mais interessante (e com melhores resultados) para este tipo de serviço.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários