Não é uma estratégia agressiva para ganhar mercado, mas a Optimus decidiu que não podia deixar de fora o segmento dos jovens de 7 a 10 anos, onde 55% das crianças já tem telemóvel. Um telefone Samsung costumizado com a imagem das fadas Winx, um novo tarifário, serviços de bloqueio de chamadas e acompanhamento e uma versão do portal Zone Kids materializam a nova oferta da operadora.

"Tivemos muitas dúvidas em entrar neste segmento, mas com a taxa de penetração acima dos 45% verificamos que as crianças já entraram no mundo dos telemóveis e por isso decidimos fazer uma oferta neste segmento", explica Ana Paula Marques, directora da unidade de negócio residencial móvel da Optimus em conferência de imprensa esta manhã em Lisboa.

A operadora cita um estudo de mercado independente da Brand Key, o Fórum Criança 2009, para apontar alguns indicadores em relação à adesão das crianças aos telemóveis. De acordo com esta análise, 89% dos jovens com idades entre os 11 e 12 anos tem telemóvel, enquanto nas idades entre os 7 a 10 anos a percentagem desce para os 55%, sendo ainda mais reduzida entre os 4 a 6 anos, onde não ultrapassa os 12%.

O panorama é semelhante ao de outros países europeus, onde a taxa de penetração média nas idades entre os 6 e 12 anos se situa nos 30%, apesar de existirem países com valores bastante elevados, como a Estónia e a Finlândia, onde rondam os 70%, segundo dados de 2008 do Eurobarómetro da União Europeia.

Apesar de já ter ofertas que de alguma forma apelavam ao mercado jovem a Optimus não tinha ainda uma estratégia definida para este segmento, ao contrário da TMN e da Vodafone. Com o lançamento de hoje a operadora garante ter considerado as necessidades das crianças mas também às preocupações dos pais com a segurança de acesso aos conteúdos e protecção das radiações, assim como dos preços.

A parte mais visível da nova oferta é o telemóvel Samsung e250i Winx Club, costumizado com a imagem das fadas do desenho animado, a que se juntam a oferta de um pendurante, uma bolsa e wallpapers. O custo do telefone é de 64,90 euros.

O tarifário mais simples, sem carregamentos obrigatórios e com bónus pelas chamadas recebidas, faz também parte do "pacote", assim como serviços especialmente desenhados para este segmento, entre os quais se incluem o de bloqueio de chamadas feitas e recebidas de acordo com as instruções dos educadores.

A possibilidade de acompanhar as comunicações feitas a partir do telemóvel e receber informação quando o saldo está muito baixo junta-se a esta oferta, assim como a limitação do acesso ao portal da Optimus para uma versão infantil, o Zone Kids, onde não estão presentes alguns dos conteúdos do portal da operadora.

Os clientes que já têm telemóveis mas pretendem aderir a este tarifário e aos serviços especiais para crianças podem fazê-lo, entrando em contacto com o apoio aos clientes da operadora.

A Optimus está também a preparar um serviço de localização, mas que só estará disponível dentro de dois ou três meses, adianta Ana Paula Marques, que garante que todos os serviços são gratuitos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.