Não é uma estratégia agressiva para ganhar mercado, mas a Optimus decidiu que não podia deixar de fora o segmento dos jovens de 7 a 10 anos, onde 55% das crianças já tem telemóvel. Um telefone Samsung costumizado com a imagem das fadas Winx, um novo tarifário, serviços de bloqueio de chamadas e acompanhamento e uma versão do portal Zone Kids materializam a nova oferta da operadora.

"Tivemos muitas dúvidas em entrar neste segmento, mas com a taxa de penetração acima dos 45% verificamos que as crianças já entraram no mundo dos telemóveis e por isso decidimos fazer uma oferta neste segmento", explica Ana Paula Marques, directora da unidade de negócio residencial móvel da Optimus em conferência de imprensa esta manhã em Lisboa.

A operadora cita um estudo de mercado independente da Brand Key, o Fórum Criança 2009, para apontar alguns indicadores em relação à adesão das crianças aos telemóveis. De acordo com esta análise, 89% dos jovens com idades entre os 11 e 12 anos tem telemóvel, enquanto nas idades entre os 7 a 10 anos a percentagem desce para os 55%, sendo ainda mais reduzida entre os 4 a 6 anos, onde não ultrapassa os 12%.

O panorama é semelhante ao de outros países europeus, onde a taxa de penetração média nas idades entre os 6 e 12 anos se situa nos 30%, apesar de existirem países com valores bastante elevados, como a Estónia e a Finlândia, onde rondam os 70%, segundo dados de 2008 do Eurobarómetro da União Europeia.

Apesar de já ter ofertas que de alguma forma apelavam ao mercado jovem a Optimus não tinha ainda uma estratégia definida para este segmento, ao contrário da TMN e da Vodafone. Com o lançamento de hoje a operadora garante ter considerado as necessidades das crianças mas também às preocupações dos pais com a segurança de acesso aos conteúdos e protecção das radiações, assim como dos preços.

A parte mais visível da nova oferta é o telemóvel Samsung e250i Winx Club, costumizado com a imagem das fadas do desenho animado, a que se juntam a oferta de um pendurante, uma bolsa e wallpapers. O custo do telefone é de 64,90 euros.

O tarifário mais simples, sem carregamentos obrigatórios e com bónus pelas chamadas recebidas, faz também parte do "pacote", assim como serviços especialmente desenhados para este segmento, entre os quais se incluem o de bloqueio de chamadas feitas e recebidas de acordo com as instruções dos educadores.

A possibilidade de acompanhar as comunicações feitas a partir do telemóvel e receber informação quando o saldo está muito baixo junta-se a esta oferta, assim como a limitação do acesso ao portal da Optimus para uma versão infantil, o Zone Kids, onde não estão presentes alguns dos conteúdos do portal da operadora.

Os clientes que já têm telemóveis mas pretendem aderir a este tarifário e aos serviços especiais para crianças podem fazê-lo, entrando em contacto com o apoio aos clientes da operadora.

A Optimus está também a preparar um serviço de localização, mas que só estará disponível dentro de dois ou três meses, adianta Ana Paula Marques, que garante que todos os serviços são gratuitos.