(Actualizada) Os clientes da Optimus têm a partir desta segunda-feira um novo tarifário à disposição. O "Livre" não tem compromissos ou obrigatoriedade de carregamento associados, permitindo falar a 0,09 euros para qualquer rede, mas só a partir do primeiro minuto, que por sua vez tem o custo de 0,22 euros. As SMS custam 10 cêntimos e as MMS 40,7 cêntimos.

Anunciado como "o mais barato do mercado", o novo tarifário é "particularmente indicado para clientes que não querem gastos fixos mensais, uma vez que podem carregar quando querem e com o montante que pretendem", refere a operadora num comunicado enviado à imprensa.

Poderá igualmente aplicar-se de forma mais justificada a "clientes com comunicações frequentes e dispersas por todas as redes (móveis e fixas)". A Optimus salienta ainda como vantagem adicional, a possibilidade de o cartão de cliente estar sempre activo, mesmo em períodos mais longos em que não sejam realizados carregamentos.

Nas alturas em que o cliente não carrega o telemóvel, o valor das chamadas passa a 0,30 euros por minuto para todas as redes, após um primeiro minuto que custa 0,36 euros, e o envio de SMS para os 0,15 euros.

O cartão Livre está disponível nas lojas Optimus por 9,90 euros, e inclui 10 euros de saldo - cinco euros de saldo inicial e cinco euros que ficam disponíveis após o primeiro carregamento. Os clientes que pretenderem adoptar o novo tarifário, poderão fazê-lo através do 1693 ou a partir do portal da operadora.

Actualizada: A notícia foi actualizada com informação complementar retirada do site da operadora, relativamente aos preços para os primeiros minutos de conversação do novo tarifário.