A Vodafone Telecel e a Optimus recorreram junto dos Tribunais para impedir a Anacom de executar os processos para obrigar estas operadoras móveis a conceder a interligação à OniWay. A notícia do recurso da Optimus foi divulgada na edição de hoje do jornal Público, enquanto Henrique Correia confirmou hoje ao final da manhã aos jornalistas o desenrolar deste processo na Vodafone.




Naquele que parecia ser o último capítulo de um longo folhetim, a Anacom tinha determinado no final de Setembro a obrigatoriedade da Vodafone Telecel e a Optimus garantirem a interligação à rede de GPRS estabelecida pela OniWay de forma a que esta pudesse iniciar o serviço (veja notícias relacionadas).




Porém, os recursos entregues aos tribunais pelos operadores móveis poderá, pelo menos, atrasar o processo, já que deverá ser suspensa a deliberação tomada pela Anacom até que os Tribunais julguem o caso.




Henrique Correia, administrador da Vodafone Telecel, defendeu que "a entrada do novo operador só será aceite caso a OniWay tenha uma licença de operador virtual", segundo citação do portal Negócios.pt, explicando que o recurso apresentado se baseia na lei que prevê que os operadores possam recorrer da decisão da entidade reguladora das comunicações nacionais.




As duas operadoras que se opõem à concessão da interligação à OniWay têm até dia 11 de Outubro para efectivar esse acordo, segundo a determinação da Anacom.




Notícias Relacionadas:

2002-09-26 - Anacom "determina" interligação obrigatória para a OniWay

2002-09-04 - Vodafone mantém dúvidas sobre a legalidade da OniWay operar em GSM
2002-08-30 - SonaeCom nega recusa ilícita de acordos de interligação com a OniWay

2002-08-21 - Anacom quer interligação com OniWay e balanço do estado actual do UMTS em Portugal

2002-08-20 - Operadores portugueses discutem possível adiamento do lançamento comercial do UMTS

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia

2002-07-02 - Optimus e Vodafone recusam acordos de interligação com OniWay

2002-07-01 - Operadores móveis devem concluir acordo de interligação hoje

2002-05-31 - Anacom autoriza serviços GPRS da OniWay desbloqueando acordos de interligação