A Optimus anunciou hoje o lançamento de um novo serviço, o Direct-Push e-mail, suportado em terminais com Windows Mobile 5 da Microsoft. O anuncio serviu ainda para comunicar o reforço da parceria estratégica que a operadora móvel tem com a Microsoft, que já sustentou o lançamento de algumas tecnologias pioneiras, como é o caso do push mail para equipamentos com Windows Mobile e do Messenger nos telemóveis.

Miguel Almeida, COO da Optimus, adiantou em conferência de imprensa que o tráfego de correio electrónico representa já mais de 25 por cento do tráfego de Internet da operadora e que a expectativa aponta para um crescimento importante, mas que o maior peso deste novo serviço poderá ser na fidelização dos clientes empresariais.

O responsável da Optimus revelou ainda que as estimativas dos analistas apontam para um crescimento significativo na utilização do email móvel, que em três a quatro anos poderá representar em Portugal uma facturação de 40 milhões de euros. Esta é uma área em que a operadora móvel da Sonaecom tem vindo a apostar fortemente e onde garante ter uma quota de mercado elevada, embora sem adiantar números.

A funcionalidade de Direct Mail pode ser usada pelos utilizadores com terminais Windows Mobile 5 para ligação ao correio electrónico empresarial, desde que as empresas possuam servidores Exchange 2003 com Service Pack 2 configurados para sincronização com web mail. Segundo explicado por Miguel Almeida, a configuração do serviço é muito simples e a Optimus dá apoio às empresas que pretenderem aderir a esta funcionalidade.

A acompanhar o Direct-Push e-mail a Optimus coloca à disposição dos clientes três terminais Qtek já com Windows Mobile 5, nomeadamente o 9100, 9000 e S200, com preços de revenda de 899, 619 e 489 euros, respectivamente. Miguel Almeida avisa porém que estes são os preços de referência, já que em situações de fidelização as empresas podem ter acesso a descontos substanciais, que podem chegar aos 100 por cento.

João Paulo Girbal, Director-geral da Microsoft, confirmou que esta parceria é importante para a empresa e que a Optimus é um exemplo de capacidade de inovação, aderindo rapidamente a tecnologias como o push mail com Windows Mobile e o Messenger. Questionado pelo TeK o responsável admitiu porém que esta é uma tecnologia interessante e que é "natural que outros operadores venham a lançar este serviço".

Notícias Relacionadas:

2006-03-08 - Taxa de penetração móvel continua a aumentar

2006-02-23 - Microsoft Portugal vai criar nova unidade de negócio para a área de mobilidade

2005-02-10 - Windows Mobile suporta aposta da Optimus nas funcionalidades de email