A Optimus avança no próximo dia 4 de Junho com serviços UMTS. Na fase de arranque, a operadora chegará a 24 por cento da população, correspondente a 2 milhões de utilizadores potenciais, quando para o final do ano prevê uma cobertura de 41 por cento da população, meta que a Anacom estipulava apenas para Julho de 2007.



O primeiro terminal disponibilizado será da marca Sony Ericsson e vai custar 689 euros. Em simultâneo a operadora lança um connect card 3G que custará 749 euros. Tal como fizeram os seus concorrentes, a Optimus estabelece um período promocional para o serviço de videochamada que se prolonga até ao final do ano e durante o qual as chamadas de vídeo serão cobradas ao preço de uma chamada de voz normal. Da mesma forma, a navegação no portal Optimus Zone será gratuita até final do ano, no que respeita aos serviços associados ao 3G.



As expectativas de clientes UMTS até ao final do ano são baixas e António Casanova, presidente da operadora, explicou aos jornalistas que "a massificação só terá condições para começar a acontecer quando o preço dos terminais se aproximar dos 200 euros", o que dificilmente acontecerá antes do final de 2005. Para o ano seguinte (2006) as previsões da Optimus, em termos de utilização do serviço, apontam para que 20 por cento da população tenha já migrado para a tecnologia UMTS.



António Casanova mostrou-se mais uma vez cauteloso relativamente à maturidade do UMTS e reafirmou que a operadora não quer defraudar as expectativas dos utilizadores, acrescentando que "o 3G será uma tecnologia de enorme relevância no futuro, mas que está ainda numa fase inicial, longe do estágios de evolução do GSM ou GPRS". Em conclusão, reafirmou que a Optimus reforçará a sua aposta no serviço quando este estiver em condições de massificar, embora conte delinear já ofertas especificas para particulares e empresas e exceder as obrigações de cobertura impostas pela Anacom.



Em termos de investimentos, António Casanova adiantou que desde a aquisição da licença a Optimus investiu 50 milhões de euros no UMTS e ao longo dos próximos cinco anos conta investir mais 300 milhões de euros, tendo em conta apenas a rede. Na campanha institucional a operadora promete o maior e melhor filme de sempre, com um investimento de campanha próximo dos 5 milhões de euros.



Relativamente ao plano de cobertura, a operadora não quis adiantar detalhes, afirmando que conta acompanhar as localizações dos seus concorrentes, mas insinuando que irá além disso.



O roaming com a Vodafone e a TMN deverá estar assegurado num intervalo máximo de uma semana após a disponibilização do serviço. Antes do Euro 2004 entrarão também em vigor os acordos de roaming com as principais operadoras europeias com 3G.

Nota da Redacção: [2004-06-01 19:22:00] A notícia foi actualizada com mais informação


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