A Optimus apresentou hoje um novo tarifário com comunicações para todas as redes e uma mensalidade de 9,90 euros. O novo tarifário que está disponível a partir de hoje, dia 8 de julho, tem cem minutos de comunicações gratuitas para todas as redes, um valor que a operadora garante estar acima do consumo médio mensal da maioria dos clientes móveis. Segundo a Optimus, em média os portugueses fazem cerca de 70 minutos de chamadas móveis/SMS por mês. A lógica da nova oferta é por isso a de apresentar uma alternativa competitiva face à concorrência, com um preço e um tráfego adequados ao consumo médios dos utilizadores.

Este Optimus Liga, que é comercializado na modalidade pré-pago, sem compromissos de fidelização associados, pode ser complementado com tráfego de Internet no telemóvel. Por 2,90 euros mensais fica garantido um pacote com tráfego de 200MB.

Uma característica distintiva do tarifário, face a outras ofertas existentes no mercado, é que excedidos os 100 minutos de voz incluídos, o valor por minuto das chamadas desce 50%, para os 4 cêntimos por minuto.

Em conferência de imprensa, a Optimus explica que o novo Optimus Liga é uma resposta da operadora à cristalização da concorrência imposta pelo peso cada vez mais excessivo dos tarifários tribais, que privilegiam as comunicações dentro da mesma rede e cobram preços acima da média do mercado para as comunicações para outras redes.

Duarte Sousa Lopes, diretor de marketing da operadora para a área de particulares, recuperou números do final de 2012 para sublinhar que em Portugal 87% do tráfego móvel é realizado dentro da mesma rede, uma percentagem que está muito acima da média europeia e entre as mais elevadas do mundo.

Os tarifários tribais, como o Moche, o Extravaganza, ou mesmo o tag, da própria Optimus, são apontados como a principal razão para o crescimento da tendência. no conjunto estes tarifários concentrarão, neste momento, 46,4% do mercado móvel.

Com o novo Optimus Liga a operadora da Sonaecom diz que está a endereçar duas das questões que identificou como mais importantes para os clientes móveis portugueses neste momento: falar sem restrições para todas as redes e poupar custos.

O preço da proposta e o baixo nível de compromisso com o operador em termos de custo foram os argumentos mais vincados pela Optimus, que com esta proposta traz os pacotes com comunicações incluídas para todas as redes para um patamar de preço onde os concorrentes ainda não estão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira