A Optimus acaba de anunciar o lançamento de um conjunto de serviços de computação na nuvem destinados a empresas. A oferta, suportada em tecnologia Microsoft, inclui cinco serviços, que serão comercializados com base num modelo as a service (pagamento por utilização), detalhou a operadora.

As soluções destinam-se a organizações de todas as dimensões, de PMEs a grandes companhias ou entidades públicas, procurando "democratizar o acesso de serviços e aplicações de TI que só estavam ao alcance das empresas ou organizações com capacidade financeira e know-how tecnológico para implementar projectos de infra-estrutura de complexidade e dimensão elevadas", lê-se na nota à imprensa.

A nova linha compreende um conjunto de aplicações de comunicação unificadas. Denominada e-Service, conta com os serviços e-Exchange, e-Communicator, e-Meeting e e-Share, suportado nos Microsoft Communication Services.

A favor da adopção, a Optimus realça vantagens como a "melhoria de produtividade" e "redução de custos", decorrente de factores como o melhor "aproveitamento do tempo" e capacidade de "promover ambientes de colaboração", bem como a diminuição das condicionantes da localização geográfica - ao fornecer ferramentas que estão disponíveis através da Internet.

Os serviços disponibilizados permitem, por exemplo, a utilização de contas de email profissional com as funcionalidades do Microsoft Exchange no PC e telemóvel, partilha de ficheiros entre colaboradores e criação simples de intranets, partilha e apresentação de documentos online (com comentários escritos, em voz ou vídeo) e reuniões por videoconferência.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.