Chama-se Email4ALL o novo serviço lançado pela Optimus e permite configurar o acesso a diferentes caixas de correio electrónico a partir do menu de mensagens do telemóvel.

Uma vez configurado o acesso, o envio e recepção dos emails processa-se de forma semelhante ao que acontece com uma SMS.

A configuração é gratuita e o tráfego de email encontra-se incluído nos serviços Internet Diária e Internet Mensal disponibilizados pela operadora.

A empresa pretende assim simplificar o acesso aos serviços de email mais utilizados - sejam ou não baseados na web - sem necessidade de acesso a mais aplicações, como explica um comunicado.



Para activar o serviço é necessário enviar uma SMS para o 1293 com a palavra EMAIL, inserir os dados da conta de email e aguardar pela mensagem de confirmação. Depois é preciso inserir um código (1234), aguardar que a "mensagem" recebida proceda às configurações, e pode começar a enviar emails. O processo é "rápido, automático e ultra-simples de desencadear", acrescenta a empresa.



O novo serviço é compatível com vários modelos de telemóveis e entre os serviços de email disponíveis contam-se o Gmail, Hotmail, Clix, Sapo, Kanguru, Netcabo, Cabovisão ou Telepac, por exemplo. No caso de equipamentos Windows Mobile, é também possível a configuração de contas de servidores empresariais Microsoft Exchange, funcionalidade que deverá ser estendida a outros sistemas operativos durante os próximos meses.