A Optimus quer assegurar que os seus clientes conseguem aceder às redes 4G no maior número de localidades possível. E isso implica suportar o acesso à Internet móvel também fora do país. A operadora portuguesa parece estar no bom caminho depois de ter comunicado que realizou os primeiros testes de roaming 4G com sucesso.

Os testes foram realizados em França e a Optimus diz que "em breve" os seus clientes vão poder usufruir no estrangeiro dos serviços e velocidades 4G que a empresa também fornece em Portugal. Questionada pelo TeK, a Optimus prevê que a roaming 4G esteja disponível até ao final de 2013.

A Optimus garante que as suas redes LTE cobrem 80% do território nacional, estando disponíveis em todas as capitais de distrito no continente, e que a aposta no roaming 4G é a continuação de um investimento que tem sido feito pela empresa na Internet de banda larga móvel.

As redes 4G em Portugal também conheceram alguns desenvolvimentos recentemente. A Anacom publicou a lista definitiva de 480 freguesias que vão receber cobertura 4G por parte das operadoras portuguesas, sendo que os distritos de Bragança e da Guarda são os que mais beneficiam com as novas adjudicações.

Mas não são só as redes 4G que têm evoluído. As próprias tarifas de roaming têm mudado e nos próximos anos podem mesmo vir a desaparecer. Pelo menos essa é a intenção de alguns eurodeputados que apresentaram uma proposta durante o mês de setembro para que até 2016 as tarifas de roaming deixem de existir entre os Estados-Membro.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico