Foi hoje apresentado pela Optimus um novo produto que poderá ser o ponto de viragem nos serviços da empresa para uma maior valorização do mercado de dados móveis, considerado fundamental para sustentar o crescimento da operadora. No seguimento de um reposicionamento no mercado e prosseguindo a estratégia de conseguir que 25% das suas receitas sejam oriundas de serviços não-voz, Miguel Almeida, Administrador de marketing e vendas da Optimus considera que o produto agora lançado é um dos passos mais significativos para a consolidação deste objectivo.



Miguel Almeida admite que até ao final do ano a Optimus espera conseguir reunir no serviço Optimus Zone 25 a 30 mil clientes, entre novos utilizadores de telemóveis e clientes da Optimus que adiram ao novo serviço, para além de assinantes "roubados" a outros operadores.



O Optimus Zone foi desenvolvido em Portugal com o apoio de vários parceiros nacionais, onde se destaca a We-Do Consulting, a GoTV e a OutSystems, mas conta ainda com a participação internacional da Teleca e da Opera Software. De acordo com a Optimus, o novo produto integra pela primeira vez três áreas consideradas chave nos serviços de terceira geração, o MMS, Portal Móvel Multimédia e o acesso incondicional a qualquer site da World Wide Web.



Apostando na intuitividade e facilidade de utilização, para além de serviços e conteúdos de qualidade, o Optimus Zone estará acessível a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de Junho, a todos os utilizadores Optimus com telemóveis compatíveis. De acordo com a informação fornecida pela empresa não exige uma assinatura especial para o serviço nem encargos adicionais para além dos decorrentes da utilização dos serviços e acesso aos conteúdos.



A diferença marcada pelo Optimus Zone, nomeadamente em relação ao Vodafone Live!, reside no acesso à chamada "verdadeira Internet", que permite a navegação em qualquer página web que é adaptada no momento pelo browser da Opera Software. Este navegador foi lançado em finais de Abril para os terminais Nokia e funciona adaptando as páginas HTML à dimensão dos ecrãs de telemóveis, embora permita ao utilizador visualizar essas páginas como se as estivesse a consultar num computador pessoal.



De acordo com Miguel Almeida, os outros operadores móveis não tinham adoptado este sistema para acesso à Internet porque ainda não estava disponível com a qualidade e rapidez com que a Opera consegue fazê-lo, já que até agora os browsers para telemóvel eram difíceis de utilizar e as páginas demoravam demasiado tempo a carregar. "As duas formas de acesso aos conteúdos Web [reconfigurados para WAP e adoptados no momento do HTML] vão continuar a existir", defende Miguel Almeida, até porque haverá espaço para os dois tipos de acesso nos portais móveis. Mas, a mais-valia da possibilidade de aceder a qualquer página Web em qualquer momento está na abertura dos telemóveis ao mundo de conteúdos da World Wide Web, justifica o director de marketing da empresa.



De forma a promover a utilização do Optimus Zone a operadora tem em curso até final de Agosto uma promoção que permite o envio de mensagens MMS gratuitas, assim como a navegação no Portal Zone sem qualquer custo adicional. Já na navegação Internet a empresa reduziu os preços para 0,2 cêntimos por KByte, o que corresponde a 70% do valor pago em média nos serviços GPRS, segundo indica a Optimus.




Por enquanto apenas os terminais Nokia 3650 e 7650 funcionam com o Optimus Zone, estando à venda em pacote com esta designação por perto de 400 euros. Os clientes que tiverem já adquirido estes equipamentos terão de fazer um upgrade do software - que consiste no carregamento do browser da Opera e, no caso do Nokia 7650, da aplicação de suporte de streaming de vídeo.

Notícias Relacionadas:

2003-04-15 - MMS Vídeo chega aos telemóveis TMN com o Mimo Movie

2003-02-19 - Vodafone lança serviços de televisão em directo e MMS com vídeo

2003-01-08 -

2002-10-17 - Opera desenvolve tecnologia que permite ver páginas Web em telemóveis