Apesar de aumentar o número de utilizadores (31,6 por cento) que quer incluir pacotes com tecnologia wireless nas suas comunicações, apenas 18 por cento usufruem actualmente de serviços sem fios, disponibilizados pelo seu operador tradicional, revela o relatório "Wireless in the Consumer Telecom Bundle: Discounts without Convergence", da InSat.

A luta entre os serviços wireless e serviços fixos por subscritores e
receitas parece contribuir para a existência de uma tensão entre as empresas incumbentes de telefone e as suas subsidiárias não reguladas de tecnologia wireless ", revela David Chamberlain, analista da InStat, para explicar a introdução lenta de ofertas sem fios. O mesmo responsável alerta para o facto da situação poder resultar numa perda de oportunidade para as telecom, que será aproveitada pelas empresas de cabo.

O estudo indica de facto que as tecnologias wireless vêm contribuindo para a redução do número de minutos nas chamadas fixas de longa distância e nas chamadas locais, verificando-se uma redução média de 60 por cento nas longas distâncias e de 46,9 por cento nas chamadas locais. Mas, também refere que 81 por cento dos consumidores tem intenção de manter os serviços de linha fixa.

A empresa de estudos de mercado conclui ainda que os consumidores preferem pacotes de serviços fáceis de compreender e acessíveis, em detrimento dos serviços convergentes que possuem a opção wireless/wireline mais complexos.

Recorde-se que um outro estudo da InStat, divulgado este ano, revelava que o número de assinantes de redes sem fios a nível global voltou a apresentar taxas de crescimento muito positivas depois de ter sofrido alguma estagnação. O estudo indicava ainda que até 2009 o número de assinantes deverá chegar aos 2,3 mil milhões e que a luta pela supremacia nas quotas de mercado não vai abrandar nos próximos anos.

Notícias Relacionadas:
2005-06-13 - Adesão a redes wireless volta a apresentar forte crescimento

2005-05-03 - Assinantes de serviços móveis chegam aos 9,96 milhões no final de 2004

2005-02-15 -
Mercado móvel e banda larga contribuem para crescimento do sector em 2005