O ministério das tecnologias de informação e telecomunicações do Paquistão revelou o plano para expandir a utilização dos smartphones pela população do país. A iniciativa foi batizada de “Smartphone for All” e pretende aumentar o número de cidadãos conectados. O ministério está a preparar um fundo de financiamento para o desenvolvimento e investigação para suportar o fabrico de smartphones e facilitar o crescimento do sector no país.

Segundo a publicação Developing Telecoms, outro objetivo do programa é promover a responsabilidade financeira. Ou seja, os cidadãos que subscreverem o programa e falharem nos seus pagamentos terão os seus smartphones bloqueados através da identificação do equipamento, registo e bloqueio do sistema pela autoridade das telecomunicações do Paquistão.

A nova política vai permitir que os operadores e comerciantes vendam diretamente smartphones através dos planos disponíveis e possam ao mesmo tempo entregar os benefícios sociais de conetividade móvel, sobretudo entre a população com fontes de rendimentos mais reduzidas.

O incentivo ao fabrico doméstico dos equipamentos no país tem também como objetivo reduzir a dependência da importação de smartphones. Estima-se que o Paquistão seja o sétimo maior mercado de smartphones, com cerca de 190 milhões de equipamentos em utilização.

A Statista estima que em 2024, o mercado de smartphones no Paquistão tenha um valor de 3,8 mil milhões de dólares, com um crescimento anual de 3,21% até 2028. A analista diz que o mercado de smartphones no país está a registar um crescimento de procura por modelos mais acessíveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.