A Champion Technology Holdings lançou o MuteTone, um produto que deixará os telemóveis literalmente mudos. Esta tecnologia, na qual a empresa investiu 30 milhões de dólares (34,2 milhões de euros ou 6,85 milhões de contos), tem como função baralhar os sinais dos telefones móveis para que estes não toquem e deixem de ser tão incomodativos em locais públicos como restaurantes, hospitais, cinemas, entre outros.



No passado mês de Março, as autoridades canadianas promoveram uma discussão pública sobre a possibilidade de bloquear os sinais dos equipamentos móveis devido ao crescente número de queixas sobre a sua utilização abusiva e o incómodo que estes provocam em locais públicos. No entanto, os fabricantes e operadores móveis revelaram-se contra a utilização de uma tecnologia inibidora do sinal.



Como argumento principal, a Canadian Wireless Telecommunications Association salientou a questão da segurança pública, já que cerca de três milhões de chamadas feitas por ano são para o serviço de emergência.



Mas, enquanto alguns consideram que cada um pode fazer o que bem entender com o seu telemóvel, o presidente da Champion Technology Holdings, Paul Kan, afirmou em declarações à Reuters que esta é uma maneira de forçar os utilizadores a empregarem regras de etiqueta na utilização destes equipamentos, já que as políticas de persuação falharam.



Esta tecnologia, que foi usada primeiro para fins militares, foi transformada num produto comercial e o fabricante espera vendê-la em cerca de cinquenta países. O preço ronda os 1.600 dólares (365 contos ou 1.820 euros). A empresa afirma ter já uma encomenda de 150 mil MuteTones para um país no Médio Oriente, de forma a impedir que os telemóveis se tornem incomódos em lugares de culto.



A França também está a ponderar a sua utilização em bibliotecas e museus. Paul Kan refere ainda que no Brasil, por exempo, os telemóveis são introduzidos nas prisões, o que constitui um problema de segurança.Em Hong Kong, onde a empresa está sediada, falta aínda superar algumas questões regulamentares, encontrando-se actualmente a Champion Technology a negociar com o governo a posse da personalidade jurídica do MuteTone.



Note-se que o órgão regulador das telecomunicações desse território já rejeitou uma proposta semelhante de outra empresa com base no argumento de que esta tecnologia iria interferir com os sinais de outros aparelhos fora da área de aplicação, algo que a Champion Technology Holdings diz não acontecer neste caso. Se for utilizada num local privado, Paul Kan afirma não conhecer nehuma lei que impeça o seu uso e garante que irá comercializar o equipamento seja qual for o veredicto.



Notícias Relacionadas:

2001-03-12 - Canadá pode permitir bloqueio dos telemóveis em locais públicos