À semelhança daquilo que acontece a nível internacional, a Microsoft Portugal está a divulgar no mercado nacional as suas soluções de mobilidade, mantendo já um contacto estreito com a TMN e a Optimus, operadores com os quais lançou já soluções de acesso ao correio electrónico empresarial. A empresa está igualmente a trabalhar com parceiros locais de software para o desenvolvimento de soluções de mobilidade para o mercado de consumo e empresarial.



Pedro Chaves, responsável pela área de negócio de mobilidade da Microsoft Portugal, explicou hoje aos jornalistas que a empresa está a abordar directamente os clientes das Grandes Contas, perfil no qual se enquadram as 60 maiores empresas portuguesas, mas que actualmente também endereça este mercado em conjunto com a Optimus e a TMN. Sendo os operadores um dos mercados mais interessantes para a divulgação e venda de soluções de mobilidade, Pedro Chaves indica que desta forma são endereçadas igualmente as necessidades das médias empresas.



Contando com a experiência das empresas de software local no desenvolvimento de aplicações para plataformas Windows, a Microsoft Portugal está também a dinamizar o desenvolvimento de soluções de mobilidade para o Windows Mobile, no segmento de consumo e na área de soluções empresariais.



Pedro Chaves indica que existem já mais de uma dezena de empresas com soluções locais e que esse número está a crescer, quer do ponto de vista de empresas que já tinham aplicações para outras plataformas móveis quer nas que desenvolvem software para Windows e que podem adaptá-lo ao Windows Mobile.



O responsável da área de mobilidade defende ainda que a Microsoft Portugal é um dos bons exemplos de adopção de uma politica integrada de comunicações em mobilidade. Há cerca de um ano, com a mudança de instalações, a empresa atribuiu um terminal Windows Mobile a todos os seus funcionários, que passaram a centralizar nestes equipamentos as suas comunicações. "Com esta política a empresa reduziu em mais de 20 por cento os gastos em telecomunicações", confirmou Pedro Chaves.



Defendendo a importância destas soluções para as empresas, Pedro Chaves lembra porém que as aplicações de comunicação em mobilidade devem ser utilizadas com políticas eficientes, para que não se tornem disruptivas do trabalho do dia a dia, em vez de aumentarem a produtividade. A gestão da sincronização das mensagens e dos emails que devem ser recebidos nos terminais móveis é um dos factores que deve ser controlado para que os volumes de tráfego não sejam excessivos, embora os custos de comunicações GPRS sejam cada vez mais baixos.

Maior escolha de terminais

O número de terminais com Windows Mobile está a crescer em Portugal, tal como acontece também a nível internacional. Com a instalação no mercado nacional da Dangaard, a distribuidora da marca Qtek para a Europa, a Microsoft mantém um maior contacto com esta empresa, apesar de trabalhar também com a Octal e a AEG, que já distribuíam estes equipamentos em Portugal, confirmou Pedro Chaves.



A linha de terminais Qtek está a ser alargada com o lançamento de novos modelos de PDAs e telemóveis com sistema operativo Windows Mobile, mas para breve é esperado também o lançamento do novo PDA da HP com sistema operativo da Microsoft.



Pedro Chaves estima que nos primeiros três meses do ano tenham sido vendidos cerca de 4 mil terminais com Windows Mobile, um número que afirma não ter como definitivo. Este valor é, porém, ainda reduzido face ao número de smartphones com outras plataformas (nomeadamente Symbian) vendidos em Portugal.



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