A Nomadix, empresa
fornecedora de soluções de acesso público a redes sem fios ou
hotspots, e a ipUnplugged, firma especializada em roaming seguro e redes virtuais privadas móveis, anunciaram recentemente a total
interoperacionalidade entre as suas ofertas para operadoras de forma a
permitir facilmente o roaming entre redes wireless Wi-Fi, GPRS, UMTS ou CDMA, juntando ao mesmo tempo a facturação relativa aos diferentes serviços numa só conta.

"Estamos entusiasmados em relação às possibilidades alargadas oferecidas pelas soluções transparentes, seguras e flexíveis da Nomadix às soluções da ipUnplugged", afirmou Lars Boman, director executivo desta última companhia. "Esta aliança salienta ainda mais a dedicação da ipUnplugged na disponibilização de roaming seguro e simples através de redes locais com e sem fios, GPRS, CDMA e 3G públicas ou privadas".

As soluções de software e gateways de acesso público da Nomadix estão implementadas em mais de cinco mil locais espalhados pelo mundo, como hotéis, aeroportos, centros de convenções, hotspots Wi-Fi e empresas oferecendo o acesso à Internet a convidados como parceiros em visita e clientes. As ofertas desta companhia permitem que as operadoras, fornecedores de serviços e ISPs wireless implementem redes de acesso público geradoras de receitas e com total disponibilidade de serviço.

A ipUnplugged e a Nomadix irão estar presentes com expositores no Evento Wireless LAN em
Londres, no Reino Unido, de 22 a 23 de Maio. Um relatório recente publicado pela consultora britânica BWCS e o grupo sueco de capital de risco BrainHeart Capital revela que os acordos de roaming como estes são vitais para o futuro do mercado fragmentado dos hotspots. O documento indica que apenas 12 dos 26 maiores operadores mundiais de pontos de acesso público possuem acordos de roaming em vigor e daqueles que têm, nenhum pode ser classificado como abrangendo o roaming comercial.

Notícias Relacionadas:
2003-05-09 - T-Mobile junta contas de serviços Wi-Fi com chamadas de
voz

2003-01-16 - Motorola, Avaya e Proxim juntam-se para desenvolver soluções de telefonia convergentes
2002-09-20 - Lucent demonstra roaming entre redes sem fio WiFi e 3G UMTS
2001-10-10 - Lucent desenvolve software que permite roaming universal