
Reconhecendo a importância do sector das comunicações para a economia portuguesa, Pedro Passos Coelho destacou o peso que o sector, em conjunto com os new media, assume no Produto Interno Bruto português, de cerca de 8%, constituindo também uma importante fonte de emprego qualificado.
"Esta é uma das indústrias que mais tem investido no país, destacando-se as redes de nova geração, de tecnologia fixa e móvel. Neste campo, aliás, Portugal compara-se muito bem com a generalidade dos países europeus, mesmo os mais desenvolvidos", referiu durante a sessão de abertura do 23º Congresso das Comunicações, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, hoje e amanhã, 13 e 14 de novembro.
A necessidade de uma regulação adequada, inteligente e eficaz, foi igualmente realçada, lembrando o Primeiro-ministro que o Governo tem estado empenhado em aprofundar o regime aplicável às entidades reguladoras independentes, entre as quais se inclui a Anacom. "Num sector totalmente liberalizado e fortemente competitivo, o regulador deve ter à sua disposição os meios necessários ao desempenho efetivo das suas funções, com inquestionável independência", sublinha.
O principal alerta dirigiu-se porém aos desafios que representa o aproximar da meta do mercado único das comunicações, que Portugal se comprometeu a atingir até 2015. "Esta mudança constitui um desafio para todos nós e em particular para as empresas operadoras", adiantou Passos Coelho.
A ideia de que este modelo defendido pela Comissão Europeia vai por cobro aos mercados nacionais protegidos para os operadores, permitindo ultrapassar a fragmentação em 28 mercados nacionais foi destacada pelo Primeiro-ministro, que quis sublinhar as oportunidades. "Tenho muita confiança nas nossas empresas, que já deram mostras de estarem abertas à internacionalização e de serem capazes de identificar essas oportunidades. Mas temos de responder afirmativamente e sem ambiguidades a esse grande desafio. Quem não o fizer verá as oportunidades apenas como ameaças e ficará para trás".
Para que estas oportunidades possam ser aproveitadas o Governo promete estar "muito atento" às condições regulatórias e de acesso de novos agentes ao mercado, bem como às circunstâncias próprias dos pequenos operadores.
O caminho a seguir passa pela consolidação da liberalização do sector, o reforço do papel do regulador e a criação de condições mais propícias ao investimento e à dinamização da economia, explicou Passos Coelho.
No final da sessão de abertura, o Primeiro-ministro fez ainda uma visita ao Inovation Lounge, onde estão presentes algumas das empresas do sector das comunicações, mostrando as suas soluções e produtos.
O 23º Congresso decorre até amanhã e os trabalhos podem ser também seguidos online, no site do Congresso.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários