Parece que pouca gente ficou a salvo dos ataques realizados ao longo dos últimos anos e que permitiram a recolha de endereços de email e passwords de milhares de utilizadores portugueses. Os “visados” vão desde funcionários de várias áreas sensíveis da administração pública, como ministérios, Forças Armadas, Ministério Público, Polícia Judiciária e juízes, mas também de bancos, hospitais, transportadoras como a TAP e a CP, empresas do PSI 20 e também de comunicação social.

As suas passwords são mesmo seguras? Veja a lista das piores escolhas de 2017
As suas passwords são mesmo seguras? Veja a lista das piores escolhas de 2017
Ver artigo

A informação consta de duas listas que estão a circular na chamada dark web, revela a revista Sábado na edição desta quinta-feira. Entre os exemplos citados está o do endereço de email e password do Procurador Rosário Teixeira, de Luís Naves, diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária ou de Paulo Gonçalves, diretor jurídico da SAD do Benfica, entre outros dados de pessoas ligadas ao Benfica, mas também ao FC Porto e ao Sporting.

Os endereços de correio eletrónico e as palavras-passe reveladas terão sido o resultado de ataques a redes sociais como o Facebook, o Twitter ou o LinkedIn e, segundo o CEGER, responsável pela gestão da infraestrutura do Governo, contactado pela Sábado, não põe em causa o acesso à rede informática desta entidade.

Na prática, o endereço de email profissional terá sido usado apenas para o registo numa destas redes sociais, escolhendo-se uma palavra-passe diferente da usada para fins profissionais, impossibilitando dessa forma o acesso aos servidores do CEGER.

O TEK contactou o Centro Nacional de Cibersegurança e o CEGER com um pedido de comentário sobre a situação, mas até ao momento ainda não obteve resposta.