A Nokia anunciou hoje que chegou a acordo com a Google para incorporar o motor de busca desta última nos seus equipamentos móveis. A fabricante finlandesa referiu que numa primeira fase a tecnologia de pesquisas estará disponível apenas em alguns países e nos modelos N96 e N78, assim como no Navigator 6210 e no 6220.



O acordo, cujos detalhes financeiros não são conhecidos, será implementado gradualmente em mais de 100 países e em 40 idiomas, indicou a Nokia em comunicado.



Actualmente, o motor de busca da Google já está presente nos equipamentos Nokia Internet Tablets, uma ferramenta que resultou de um dos outros acordos que une as duas empresas - o outro visa a disponibilização do YouTube nos dispositivos N95 de 8GB.



A Nokia já possui parcerias semelhantes com outras empresas, neste caso com a Microsoft e a Yahoo - para todo o mundo - e com o Baidu e o Yandez, para a China e Rússia, respectivamente.



De acordo com Ilka Raiskinen, vice-presidente para a área de software da Nokia, "oferecer opções aos clientes é um critério importante para a estratégia de serviços de Internet" da empresa, o que justifica as alianças que a fabricante tem vindo a selar.



De acordo com os analistas de mercado da Gartner, esta medida "pode também ser vista como um movimento defensivo, uma vez que os equipamentos baseados em Android têm o lançamento previsto para a segunda metade de 2008". Ou seja, "mesmo que a Nokia não adopte a plataforma está a assegurar o trabalho conjunto com a Google e oferece aos clientes o que eles querem".



Notícias Relacionadas:

2007-08-13 - Nokia avança com versão beta de rede social móvel