Portugal mantém a 28ª posição no ranking elaborado pela Economist Intelligence Unit. O estudo anual de benchmarking visa analisar o nível de preparação de 70 países para a economia digital e como também já acontecia em anos anteriores volta a ser liderado por países nórdicos. A Suécia lidera a tabela, trocando este ano com a Dinamarca, que fica na segunda posição do ranking. Os Estados Unidos sobem da 5ª para a terceira posição e a Finlândia da 10ª para a quarta.



Os autores do estudo destacam que tanto a Suécia, como a maioria dos outros países de primeira linha do ranking, mantêm "um alto grau de conectividade, negócios e ambientes legais estáveis; orientações educativas e culturais fortes; políticas governamentais de apoios às TIC e uma crescente utilização de serviços digitais por indivíduos e empresas".



Em termos genéricos o estudo, divulgado hoje pela IBM, conclui que todos os países analisados já atingiram um nível mínimo de preparação para a economia digital (e-readiness) e que o acesso a redes de Internet e telecomunicações numa base regular e a conectividade já não são "um luxo exclusivo do mundo dos ricos", diz uma nota de imprensa.



Os resultados da pesquisa demonstram ainda que em 49 dos 70 países analisados o custo mensal cobrado pelo principal fornecedor de banda larga representa menos de 2 por cento do rendimento médio mensal em 2009. No ano passado estas métricas eram apenas válidas em 42 dos 70 países e no ano antes, em 2008, em 33 países.



Acomodando os avanços registados por todos os países e o nível de maturidade atingido na utilização das Tecnologias da Informação, o estudo avalia também pela primeira vez novos parâmetros, como a qualidade do acesso de banda larga e telemóveis, além do seu habitual domínio.



Entre os países que ganharam com o novo critério de avaliação estão diversos países asiáticos como a Tailândia, Coreia do Sul e Japão, que recolheram elevadas pontuações na qualidade da banda larga e serviços móveis.