(Atualizada) A Portugal Telecom acaba de anunciar os preços da sua oferta de quarta geração móvel, mesmo ainda sem ter nas mãos a licença de operação, o que poderá acontecer esta segunda-feira. TMN 4G e Meo 4G são as duas ofertas da operadora.

Zeinal Bava adiantou que a empresa não quis fazer o lançamento antes de ter a licença 4G, que “aparentemente será hoje”, mas garante que a empresa vai ter a maior cobertura de rede nacional em 4G, chegando a 80% da população já em abril. Com o lançamento a PT assegura já a cobertura de mais de 20% da população, com todas as capitais de distrito cobertas.

Só em final de abril, com a libertação do espectro dos 800 MHZ, para já alocado à televisão analógica, a PT vai aumentar a cobertura para os 80%, mas Zeinal Bava estima que até final do ano o LTE esteja disponível para mais de 90% da população.

"Mais uma vez o país vai estar na vanguarda [...] poucos países do mundo vão estar em condições de garantir esta cobertura do território", afirmou em conferência de imprensa.

As novas ofertas 4G apostam nas sinergias criadas dentro do grupo PT, que são suportadas no investimento em rede fixa (fibra) e móvel, mas também na capacidade de engenharia e storage. E por isso também Zeinal Bava vê este lançamento como uma oferta de grupo.

“Estamos preparados para dar aos nossos clientes os melhores serviços do mundo, fruto dos investimentos que fizemos da inovação que temos”, afirmou o CEO da PT.

O CEO da PT não quis arriscar estimativas quanto aos números de adoção do 4G, lembrando que apesar do enquadramento económico não ser o mais propício há algumas categorias de produtos que continuam a crescer.

4G além dos dados e com partilha

Ainda antes da Anacom entregar a licença, a operadora do Grupo PT já anunciou preços e datas de disponibilização dos serviços de quarta geração móvel, diferenciando-se pela partilha de tráfego entre dois dispositivos da mesma conta, embora pagando um valor adicional de 7,5 ou 15 euros por mês, conforme o plafond tenha ou não tráfego ilimitado.

Os pacotes de dados 4G são semelhantes aos que a Vodafone também anunciou, com o tarifário Hiper a 50 Mbps e o Mega a 100 Mbps, com preços de 49,99 e 59,99 euros. A TMN vai também reformular os atuais tarifários 3G para acolherem a nova oferta, baixando para 7,5 euros o preço da mensalidade mais barata, o 3G soft e cortando também o preço do plano 3G super (com velocidades até 43,3 Mbps) para 23 euros.

[caption]quadro oferta tmn[/caption]

Para além de dados os novos pacotes incluem também televisão e música, nomeadamente o acesso ao Meo go, com 50 canais de televisão. O próprio Meo terá uma oferta 4G, um primeiro passo para projetar a marca como operador móvel, como adiantou o CEO da PT.

Em termos de equipamentos os novos pacotes de quarta geração móvel estão assentes em duas pens 4G, uma da Huawei e outra da ZTE, com preços de 159,99 euros.

[caption]pens tmn[/caption]

A empresa anunciou também dois terminais 4G, um smartphone Galaxy S II LTE e um tablet da mesma marca, Galaxy Tab 8.9 LTE, mas cujos preços não foram divulgados durante a conferência de imprensa.

[caption]equipamentos tmn[/caption]

A TMN realizou no ano passado uma série de "testes no terreno" onde mostrou o potencial da tecnologia 4G. A operadora colocou também à venda pens USB preparadas para a quarta geração móvel, mesmo ainda sem que os clientes tivessem possibilidade de as usar.

Recorde-se que a TMN, Vodafone e Optimus investiram 372 milhões de euros para garantir o acesso às licenças 4G que vão permitir esticar a velocidade do acesso a dados móveis e aumentar a qualidade e estabilidade das ligações.

Os serviços de quarta geração móvel chegam aos clientes portugueses numa altura em que a grande maioria dos clientes ainda recorrem sobretudo à rede 2G, uma opção justificada sobretudo pelo preço dos terminais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação recolhida durante a conferência de imprensa.

Foram adicionadas imagens e o quadro dos tarifários que já inclui a promoção de 50% até final de Abril que a operadora adicionou ainda na segunda feira ao tarifário.