As 1.853 centrais telefónicas da Portugal Telecom estão já preparadas para fornecer tecnologia DSL, garantindo-se assim a cobertura de 100 por cento da infra-estrutura. A última central, em Canhestros, Ferreira do Alentejo, foi hoje formalmente ligada com ADSL, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates.

A instalação de tecnologia DSLAM em todas as centrais da rede fixa permite que cerca de 99 por cento da população tenha acesso ADSL, ficando de foram zonas mais remotas, que serão agora olhadas com mais cuidado. Para isso foi assinado um protocolo entre a Portugal Telecom e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações que visa a criação de uma unidade de trabalho que irá analisar e tentar resolver os casos específicos de pedidos de ligação em localidades remotas que ainda não têm acesso à tecnologia.

O alargamento da tecnologia DSL a todas as centrais da PT foi possível com a tecnologia Pico DSLAM, desenvolvida PT Inovação e anunciada em Outubro do ano passado pelo então presidente da comissão executiva da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa.

Em comunicado a Portugal Telecom indica que já investiu mais de 2 mil milhões de euros na tecnologia de banda larga desde 1999, altura em que lançou a NetCabo, com o acesso à Internet por cabo.

1 milhão de clientes de banda larga

A Portugal Telecom aproveitou a ocasião para comunicar que já ultrapassou o milhão de clientes de banda larga, contabilizando neste número as ligações de cabo e ADSL e clientes directos e actividade retalhista.

Recorde-se que no mês passado o grupo PT duplicou de modo gratuito e automático para todos os seus clientes residenciais, a largura de acesso à Internet por ADSL e NetCabo, de 2Mbps para 4Mbps, aumentando igualmente o tráfego nacional e internacional.

Segundo a PT, a velocidade de 4 Mbps está já disponível em 93% dos 430 mil clientes residenciais Sapo ADSL e NetCabo, concluindo-se a sua total migração até ao final do mês de Junho.

Os últimos dados da Anacom, relativos ao primeiro trimestre deste ano, apontavam para a existência de 1,3 milhões de clientes de banda larga, sendo 1,085 milhões clientes residenciais. A taxa de penetração da tecnologia situava-se nos 12,5 por cento.

Notícias Relacionadas:

2006-06-26 - Perto de 35% dos assinantes de DSL pertencem à União Europeia
2006-05-17 - Banda larga chega a 12,5% dos portugueses com reforço do ADSL

2006-03-08 - Análise da ECTA confirma atraso na banda larga em Portugal

2004-11-22 - PT garante cobertura ADSL a 96% dos clientes de telefonia fixa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.