A média mundial no acesso à Internet será de 4,9 (numa escala que termina no número 7 para um cenário de Internet amplamente acessível), um valor que Portugal supera, conseguindo somar 6 pontos.



Os números revelam que o país é o 29º país com maior acesso a conteúdos digitais, uma posição reforçada nos últimos anos com o crescimento significativo do acesso. Só entre 2009 e 2013 a utilização da Internet no país cresceu 33,5%.



No entanto, o estudo sublinha que há no país uma "menor capacidade de tirar partido das novas possibilidades que o digital apresenta", citam as agências de notícias. "Apesar das aceitáveis infraestruturas básicas de telecomunicações, em Portugal colocam-se questões de acessibilidade e capacidades".



As explicações terão sido detalhadas no evento pela Accenture, parceira do evento, que deu como exemplo das limitações em termos de capacidade "o sistema de inovação e a qualidade do sistema educativo".



O estudo foi apresentado na abertura do debate "f Procura de Liberdade", inserido no terceiro encontro Presente no Futuro. Os dados alinhados na análise têm por base números do World Economic Forum.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico