Fortemente implementado nas comunicações móveis, o SMS continua a ser cada vez mais usado pelos portugueses. Os números da Anacom para o primeiro trimestre de 2007 revelam que em média os portugueses enviaram por mês 105 mensagens escritas.



O número traduz uma média de 3,5 mensagens enviadas por dia e representa um crescimento de 15,2 por cento face ao trimestre anterior, mesmo tendo em conta que este período incluíu o Natal e o fim de ano, tipicamente recordistas na utilização desta forma de comunicação.



O regulador explica o fenómeno com o surgimento no mercado de pacotes que incluem um elevado número de mensagens gratuitas e que, a avaliar pelos 3,9 mil milhões de mensagens enviadas, estão a ter sucesso junto dos clientes.



Os restantes números do trimestre apontam para um total de 12,4 milhões de assinantes contabilizados, o que se traduz numa taxa de penetração dos serviços móveis de 117,1 por cento e num crescimento de 1,2 por cento do número de subscritores, face aos três meses anteriores.



Sobre os números apurados para a penetração móvel, a Anacom ressalva a existência de um largo número de utilizadores com mais do que um cartão móvel, factor que acaba por distorcer os números. Um estudo recentemente realizado pelo regulador revelava que 15 por cento dos utilizadores usam dois cartões móveis, enquanto outros 2,5 por cento usam 3 cartões.



Os cartões de pré-pagos continuam a estar em maioria, representando 79,3 por cento do mercado e mantendo uma tendência de crescimento que neste primeiro trimestre do ano foi de 5,3 por cento.



No que se refere às chamadas efectuadas, os utilizadores do serviço móvel realizaram no período uma média de 45 ligações por mês, das quais 30 tiveram como destinatário outros utilizadores da sua rede móvel.



No que diz respeito à duração média das chamadas, foram as comunicações internacionais que acumularam uma maior duração média, cerca de 3 minutos. Nas restantes chamadas a duração média de cada telefonema foi de 114 segundos nas chamadas originadas e 115 segundos nas chamadas terminadas.



Notícias Relacionadas:

2007-05-17 - Um quarto dos subscritores de banda larga usa tecnologias móveis de acesso