Os números foram hoje divulgados pela Anacom, que contabilizou para o período 1,8 milhões de minutos de comunicações. Face ao mesmo trimestre do ano passado a descida foi de 6,5%, já face aos três meses anteriores a diminuição foi de 4,1%.



Os mesmos dados revelam que os utilizadores usaram a ligação fixa para fazer uma média de 115 minutos de comunicações para outras redes fixas, 12 minutos de chamadas fixo-móvel e 8 minutos de chamadas internacionais.



No terceiro trimestre as receitas do serviço fixo de telefonia ascenderam a 1,12 mil milhões de euros, mais 1,6% que no mesmo período do ano passado. Existiam no período um total 4,5 milhões de acessos, num ligeiro aumento face aos três meses anteriores (0,2%) e uma descida, também discreta, relativamente ao trimestre homólogo (0,5%).



O número de acessos analógicos e RDIS também caiu (0,6 e 2,5%, respetivamente), embora essa tendência tenha sido compensada pelo crescimento do número de acessos VoIP e VoB, onde se incluem as redes de nova geração - cabo e fibra. Estes acessos cresceram 2,6%.



A PT continua a liderar o mercado de comunicações fixas, com uma quota de 56%. O grupo Zon Optimus é a segunda empresa com mais clientes neste mercado, com uma quota de 31,8%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico