A convergência fixo-móvel dá o mote para a presença da PT Inovação na edição 2007 do 3GSM World. A empresa de Aveiro tem vindo a trabalhar sobre a arquitectura IMS para dar resposta aos desafios da convergência nas redes de próxima geração e leva agora a Barcelona os resultados desse trabalho para mostrar a potenciais novos clientes.



A Shipnet ( Service Handling on IP Networks) vai a prazo enquadrar toda a família de produtos PT Inovação e, de acordo com Paulo Ramalheira, daqui a poucos anos canalizará 40 a 50 por cento do negócio da empresa.



"Muito embora, esta tecnologia esteja já suficientemente madura para entrar no mercado […] as soluções que vamos mostrar em Barcelona são, por assim dizer, a montra daquilo que será o futuro a curtíssimo prazo", explica ainda o responsável de comunicação da empresa.



Com boa parte do negócio orientado para as necessidades da Portugal Telecom, a PT Inovação realiza quase metade da sua facturação fora do país, através deste e de outros clientes.



Quando olha para o mercado internacional a empresa não discrimina prioridades e encara o "negócio de forma global". Das geografias onde existem referências a apontar Paulo Ramalheira distingue Canadá, Suiça, Venezuela ou Equador.



A promoção internacional da oferta desenvolvida nos laboratórios em Portugal é analisada caso a caso "em função de um conjunto alargado de critérios. Não há automatismos". No caso do 3GSM World esta é a segunda participação consecutiva e repete-se pela relevância do evento a nível mundial para a tecnologia GSM.



São contactos e visibilidade que a empresa procura no certame, mas também a oportunidade de "avaliar as tendências e a evolução do mercado de uma forma directa".



A PT Inovação é o braço para a I&D do grupo Portugal Telecom. Dentro e fora do país concentra boa parte dos seus esforços nessa tarefa, mas começa a dar passos sólidos em mercados como a América Latina, sobretudo no que se refere às comunicações móveis, fora do universo PT.



Responsável por vários desenvolvimentos que se transformaram em produtos comerciais centrais na estratégia da PT, a PT Inovação foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro telemóvel pré-pago do mundo, o MIMO e mais recentemente pela tecnologia PICCO DSLAM que ajudou a levar a cobertura ADSL a pontos remotos do país.


Cristina A. Ferreira