O concurso nacional para o arranque da Televisão Digital Terrestre e todas as envolventes noticiadas durante meses não foram suficientes para despertar o interesse dos portugueses.



Um estudo da Obercom, publicado na edição de hoje do Diário de Notícias, indica que 83,7 por cento dos portugueses "nunca ouviu falar sobre a TDT […]. Nem tão pouco têm conhecimento das funcionalidades que a tecnologia permite", um resultado preocupante tendo em conta que o inquérito foi efectuado em Fevereiro deste ano, altura em que o assunto era fortemente debatido nos media.



A análise compara o nível de conhecimento dos portugueses sobre a plataforma - que vai substituir o modelo de transmissão de sinal televisivo analógico em 2012 - e apura que a percentagem de cidadãos nacionais que desconhece a TDT é praticamente a mesma de ingleses e espanhóis que estão a par da mesma tecnologia - 89 e 82 por cento, respectivamente.



Se o termo TDT for substituído por "televisão digital" e "alta definição" a percentagem de inquiridos que mostra conhecimento de causa sobe para 56,4 e 28,5 por cento. Porém, basta falar em alguns termos técnicos relacionados com a TDT para os valores voltarem a descer. Apenas 3,2 por cento dos inquiridos sabe o que é o switchover, set-top box é um termo com o qual só 5,3 por cento dos portugueses estão familiarizados e o mesmo acontece com o DVB (4,8 por cento).



A Obercom conclui que é preciso integrar o consumidor no processo de transição para que seja retirado proveito da conversão. O facto de os portugueses estarem atrás de cidadãos de outras nacionalidades no que toca ao grau de conhecimento acerca da TDT mostra não só o envolvimento dos consumidores como também o nível de avanço que os outros países levam nestas matérias no que se refere à implementação da televisão digital. Basta lembrar que a TDT está a ser implementada no Reino Unido há seis anos e em Espanha há dois.



Notícias Relacionadas:

2008-02-25 - TDT avança hoje com lançamento de concursos e publicação de regulamentos