O relatório semanal do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças norte americano apresenta hoje uma comparação entre os hábitos de utilização do telemóvel ao volante em oito países, onde se inclui Portugal. Os resultados mostram que os portugueses estão entre os que revelam piores hábitos nesta área.

De acordo com o inquérito realizado em 2011, quase 60% dos portugueses admitiram ter usado o telemóvel enquanto conduziam pelo menos uma vez nos últimos 30 dias, sendo que perto de 40% assumiam fazê-lo com alguma frequência.

O número só é superado pelos condutores norte-americanos, que em respostas ao inquérito admitem em quase 70% dos casos usar o telemóvel enquanto conduzem, mas com uma taxa semelhante à portuguesa nos que confessam fazê-lo com regularidade.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Holanda, Bélgica, Espanha, França e Alemanha têm também índices elevados, acima dos 40%, apresentando o Reino Unidos números mais contidos, que ronda os 20%.

Os portugueses voltam a ficar mal classificados quanto à leitura ou envio de mensagens curtas durante a condução. Neste caso os dados de quem admite ter lido ou enviado mensagens pelo menos uma vez nos últimos 30 dias, ou fazê-lo regularmente, supera os Estados Unidos, com 31%, embora os números registados pelos norte americanos e os belgas estejam muito próximos.

A menor percentagem de uso de mensagens ao volante foi registada em Espanha, que conseguiu melhores indicadores do que o Reino Unido.

[caption]Nome imagem[/caption]

O inquérito foi realizado em 2011 e abrangeu oito países, comparando os Estados Unidos com os hábitos em sete países europeus. Em cada país foram inquiridos 1.500 utilizadores com idades entre os 18 e os 64 anos, exceto em Portugal e Espanha, onde as entrevistas abrangeram apenas 850 condutores em cada caso.

Em Portugal, tal como acontece em muitos países, a utilização do telemóvel ao volante é proibida e castigada com multas. Números relativos ao primeiro trimestre de 2012 indicavam que tinham sido passadas 163 multas diárias por este motivo, num total de mais de 14,6 mil autos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico