O secretário de Estado das infraestruturas, transportes e comunicações, Sérgio Monteiro, está convencido de que as novas medidas propostas pela Comissão Europeia têm valor para as empresas e sobretudo para os consumidores.

Confrontado com a hipótese de os preços das comunicações nacionais subirem a médio prazo para compensar as perdas registadas com o fim das tarifas do roaming, Sérgio Monteiro mostrou confiança de que este cenário será pouco provável.

A variação do preço das comunicações, caso venha a acontecer, terá que ser analisado pelos respetivos reguladores, acrescentou o representante do Governo.
No que diz respeito às empresas o político está seguro de que em caso de aprovação as novas propostas vão tornar o mercado mais competitivo.

Apesar da confiança mostrada no plano da Comissão Europeia para o mercado das telecomunicações, Sérgio Monteiro transmitiu a mensagem de que aderir ao fim do roaming deve ser uma opção das operadoras e não uma imposição comunitária. O secretário de Estado revelou ainda que a Comissão Europeia, através da comissária para os assuntos digitais, Neelie Kroes, mostrou abertura neste sentido.

Sérgio Monteiro aproveitou o encontro com a vice-presidente da Comissão Europeia para elogiar o mercado português das telecomunicações ao referir que “a nível de infraestruturas está bem servido”, faltando haver mais aposta no campo dos conteúdos.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico