Os principais operadores de telecomunicações já comunicaram os aumentos de preços para o próximo ano, alguns dos quais vão ser aplicados já em janeiro. A média ronda os 3%, abrangendo as comunicações de voz, televisão por subscrição e Internet, segundo escreve o Jornal de Negócios.

A Zon foi a primeira empresa a anunciar que vai aplicar o aumento de preços dos serviços, nos clientes que já têm contratos e em novas adesões, um movimento seguido pela PT no Meo, que terá uma subida semelhante nos custos do pacote triple play.

Mesmo os pacotes mais básicos, lançados na altura da mudança da TV analógica para a TDT, vão subir de preço, passando de 9,99 para 10, 49 euros por mês.

Dentro dos pacotes triple play o que não mexe são as chamadas na voz fixa, que se mantêm gratuitas à noite e nos fins de semana, mas os minutos de conversação dentro da rede vão passar a custar menos.

Nos telemóveis, e tal como tem acontecido nos últimos anos, os preços das chamadas vão aumentar, mas só em fevereiro. A TMN e a Vodafone já divulgaram os novos tarifários que podem ser consultados nos sites das empresas, mas a Optimus mantém ainda a informação sobre a estratégia a seguir em segredo. Mesmo assim é esperado um “paralelismo” no aumento de preços.

Os aumentos de 3% não podem este ano ser justificados com a subida da inflação, que deverá fixar-se nos 0,9%, segundo previsão do Orçamento de Estado, depois de em 2012 se ter cifrado em 2,9%.

Em janeiro deste ano os operadores tinham aumentado os preços em 3,1%.

Ainda esta semana a Autoridade da Concorrência tinha divulgado um estudo segundo o qual as chamadas na rede fixa são mais baratas em Portugal do que na média dos países europeus, o que não acontece na rede móvel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico