Os preços das telecomunicações aumentaram 1,7% em março face a fevereiro, revela a Anacom no relatório mensal baseado no Índice de Preços do Consumidor (IPC). A inflação é avançada como a justificação para o ajustamento de preços, que afetou as ofertas em pacote e de serviços telefónicos móveis.

Na maior variação desde abril de 1994, os preços aumentaram 5,7% em comparação com o mês homólogo do ano anterior, aponta a entidade reguladora, sublinhando também que esta variação foi 1,8 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado pelo IPC (7,4%). A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos 12 meses foi de 2%, ou seja, 6,8 p.p. abaixo da registada pelo IPC (8,7%).

Por subgrupo, de acordo com o Eurostat, as taxas de variação média dos últimos 12 meses foram de 3,8% e 0,5% nos serviços em pacote e nos serviços telefónicos móveis, respetivamente.

Veja na galeria mais dados sobre o relatório da Anacom referente a março

Em março de 2023, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia (+1,7 p.p.), com o país a arrecadar a 10.ª variação de preços mais elevada da UE, onde os preços das telecomunicações aumentaram, em média, 0,2%.

Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações cresceram 17,2% desde o final de 2010 enquanto o IPC cresceu 24,4%, nota a Anacom. Entre o final de 2009 e março de 2023, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 15,1%, enquanto na UE diminuíram 8,4%.

Entre os prestadores, as mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço, respetivamente. A NOS apresentava a mensalidade mais baixa numa oferta.

Em termos homólogos, verificaram-se 32 serviços com aumentos de preços e seis com diminuição, refere a Anacom. Por prestador, a MEO aumentou a mensalidade de sete serviços enquanto a NOS aumentou a mensalidade de 10 serviços. Por sua vez, a Vodafone aumentou a mensalidade mínima em todos os 13 serviços considerados. A NOWO diminuiu a mensalidade de seis serviços (aumento do valor do desconto, durante os primeiros seis meses, da oferta da NOWO) e aumentou em dois serviços.