As fraudes por telefone são uma tendência crescente. De acordo com novas previsões, estima-se que os prejuízos causados por chamadas automáticas fraudulentas, também conhecidas como “robocalls”, atinjam a marca dos 58 mil milhões de dólares já em 2023. Ainda no ano passado, os prejuízos rondavam os 53 mil milhões de dólares.

Segundo os especialistas da Juniper Research, as perdas registadas serão impulsionadas por um aumento na variedade de táticas usadas pelos burlões para defraudar as vítimas, incluindo encaminhamento não autorizado de chamadas e ID spoofing.

Ao longo do tempo têm sido implementadas estratégias para impedir este tipo de fraude, como o conjunto de protocolos STIR/SHAKEN na América do Norte. No entanto, as previsões apontam que, à medida que são desenvolvidos novas táticas fraudulentas, os prejuízos poderão crescer até 70 mil milhões de dólares até 2027.

A América do Norte continua a ser a região mais impactada pelo fenómeno das “robocalls”. Espera-se que as perdas registadas por esta região correspondam a 50% do total de prejuízos causados por este tipo de fraude telefónica em 2023.

Opinião: Chegaram a Portugal os scams telefónicos: O que são e o que pode fazer para se proteger
Opinião: Chegaram a Portugal os scams telefónicos: O que são e o que pode fazer para se proteger
Ver artigo

Os especialistas notam, no entanto, que a implementação de protocolos STIR/SHAKEN ajudou a reduzir as perdas registadas na região em 85% entre 2022 e 2023. Prevê-se ainda que, graças a esta estratégia, as perdas relacionadas com “robocalls” registem a primeira queda na região, algo que poderá acontecer em 2025.

À medida que o fenómeno das chamadas automáticas fraudulentas se alastra um pouco por todo o mundo, a adoção de protocolos semelhantes àqueles que são implementados na América do Norte pode ajudar a mitigar o fenómeno. Mas, para uma maior eficácia, os especialistas recomendam a implementação de estratégias que se adaptem às táticas específicas de cada região.