Decorreu hoje a cerimónia de entrega do Prémio Científico IBM que na sua 13ª edição distinguiu o trabalho de João Manuel de Freitas Xavier, um jovem investigador do Instituto Superior Técnico, integrado no Instituto de Sistemas e Robótica. O trabalho que mereceu este ano a distinção do júri dedica-se a análise na área das comunicações, visando resolver alguns problemas que se colocam com a saturação da capacidade de redes de comunicação móveis.




A investigação realizada por sugestão do orientador Professor Vítor Barroso é resultado de um trabalho desenvolvido durante vários anos na continuidade da tese de mestrado defendida por João Xavier em 1997 e da tese de Doutoramento concluída em Dezembro de 2002. O trabalho premiado tem o título longo e descritivo "Identificação Cega de Canais com Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas Baseada em Estatísticas de Segunda Ordem e Fontes Coloridas: Teoria, Algoritmos e Análise de Desempenho".


Com apenas 31 anos, João Xavier é Investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Instituto Superior Técnico, onde também exerce a função de Professor Auxiliar da Secção de Sistemas Digitais e Computadores. Mostrando-se bastante feliz com a distinção do seu trabalho, este investigador afirmou ao TeK que pretende continuar a fazer investigação no ISR, dedicando-se a outros temas dentro do domínio das Comunicações, e mais especificamente de processamento de sinal.



Durante a cerimónia de entrega de prémios, José Joaquim de Oliveira, Administrador da IBM em Portugal, anunciou que as inscrições para a 14ª edição do Prémio Científico IBM decorrem até 32 de Dezembro deste ano, podendo concorrer os investigadores portugueses com menos de 36 anos de idade.



No próximo fim de semana o TeK vai publicar uma entrevista com João Xavier, o premiado nesta edição do Prémio Científico da IBM.

Notícias Relacionadas:

2002-12-17 - IBM Portugal entrega prémio científico a investigador do IST