Mais de metade dos inquiridos num estudo da Internet Security Systems admite que as questões de segurança impedem as suas capacidades de desenvolver bundles de serviços de triple play e quad play, o que leva a empresa da IBM a afirmar que as reocupações de segurança estão a impedir que as capacidades dos carriers em desenvolver novos serviços.

O estudo "O Estado da Segurança em Distribuição de Serviços Carrier" mostra ainda que 78 por centos dos inquiridos considera que a segurança é vital para uma viabilização a longo prazo do serviço de telefone VoIP (Voice over Internet Protocol), enquanto 30 por cento afirma mesmo que a televisão por IP (IPTV) "não é nada segura".

"Agora que estes serviços estão prontos para o mercado de massas e são vistos com qualidade e bom desempenho, a segurança começa a ser uma preocupação", explica Peter Stremus, VP EMEA Marketing e Business Developement da Internet Security Systems, em comunicado.

A análise da empresa da IBM revela ainda que os operadores de telecomunicações acreditam que os serviços "in-the-cloud", sustentando nas redes dos carriers os serviços de segurança e prevenção de intrusões, têm um grande potencial de geração de receitas, embora 48 por cento dos inquiridos tenha admitido não ter actualmente as competências para os fornecer aos clientes.

O estudo da Internet Security Systems foi realizado junto de 50 gestores e executivos de alguns dos maiores carriers do mundo, refere a informação enviada à imprensa.

Notícias Relacionadas:

2006-08-23 - IBM adquire Internet Security Systems por 1,3 mil milhões de dólares