Será com a responsável pela Autoridade Nacional de Comunicações na presidência do organismo europeu, que será votado o regulamento Connected Europe, ainda proposto pela anterior vice-presidente da CE Neelie Kroes.



O documento alinha um conjunto de princípios e prevê mais alguns passos essenciais para a criação de um mercado único de telecomunicações.
Ao BEREC cabem funções de aconselhamento da Comissão Europeia na área das telecomunicações e a coordenação das atividades em marcha pelos diversos reguladores europeus.



Em 2015, ano durante o qual se prolonga o mandato da presidente da Anacom, a principal tarefa neste domínio passará por reunir visões e opiniões relativamente à revisão do quadro regulamentar do sector, que começará a ser preparada depois de aprovado o novo regulamento e que terá de enquadrar respostas para vários desafios.



A aproximação entre TI e Telecom ou a ascensão dos chamados operadores Over the Top, como a Google ou o Facebook, que tiram partido das redes dos operadores tradicionais para oferecer serviços concorrentes, são alguns desses desafios.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico