A Eutelsat Communications começou a testar a transmissão do primeiro canal europeu com conteúdos em Ultra HD. As primeiras transmissões começaram no dia 8 de janeiro e são reproduzidas em 3.840x2.160 pixéis.

Em comunicado a empresa justifica a aposta com a evolução que a televisão e o cinema têm conhecido nos últimos tempos e está confiante de que o 4K será o próximo grande passo no desenvolvimento das experiências de visualização: a CES 2013 veio dar alguma razão à Eutelsat.

A empresa francesa acredita ainda que o novo canal vai beneficiar todos os intervenientes na aquisição de experiência com o Ultra HD, incluindo operadores de televisão, empresas de produção de conteúdos e fabricantes de televisões.

O canal vai ter uma transmissão de oito milhões de pixéis e 50 fps em formato MPEG-4. Os 40Mb de informação transmitidos por segundo são distribuídos através de frequências "quad HD".

"A colaboração antecipada e próxima entre todos os intervenientes na cadeia de transmissão vai ser o fator de sucesso para esta nova revolução. Estamos encantados por proporcionarmos a primeira plataforma Ultra HD na Europa", comentou em comunicado o diretor comercial da Eutelsat, Jean-François Leprince-Ringuet.

Além do elevado preço das televisões 4K, outro dos problemas que se coloca nestes equipamentos é ao nível dos conteúdos. Ainda não são muitos os vídeos e os filmes disponíveis exclusivamente em Ultra HD e que permitam tirar total partido das TV. Este canal vem dar alguma resposta a essa necessidade, ainda que não seja certo que as frequências de transmissão estejam acessíveis a todos os países da Europa.

Outro dos problemas que promete assombrar o Ultra HD é o preço das séries e filmes em 4K quando estes começarem a ser mais comuns. Nos EUA alguns destes conteúdos estão a ser comercializados entre os 99 e os 299 dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.