Um grupo de investigadores conseguiu descobrir uma falha de segurança no iPhone que permite tomar o controlo do equipamento e garantir o acesso a todo o tipo de ficheiros lá alojados, seja a agenda de contactos, as mensagens de texto ou outro tipo de conteúdos.



A falha foi detectada por investigadores da Independent Security Evaluators, uma empresa que testa os sistemas de segurança dos seus clientes atacando-os para descobrir potenciais falhas.



O problema detectado no iPhone pode ser explorado através da ligação Wi-Fi do equipamento, ou através do acesso a um site com código malicioso, que permita instalar o exploit.



A Apple já foi contactada pela empresa e garante que vai analisar o problema de segurança que, tanto quanto se sabe, ainda não foi explorado fora deste circuito nem afectou nenhum utilizador do telefone. A ISE, por seu lado, sugeriu à Apple uma correcção para a falha e publicou informações que não permitem o exploit na Internet.



Desde que foi lançado o telemóvel da Apple tem sido motivo de interesse para a comunidade hacker que tem feito uma espécie de concurso sem prémio - pelo menos anunciado - para ver quem mais rapidamente consegue quebrar os mecanismos de segurança do equipamento.



O primeiro a anunciar-se vencedor deste campeonato foi DVD Jon que encontrou forma de ligar o equipamento e colocá-lo a funcionar sem cartão do operador de rede. A técnica apenas não permitia que o telefone fizesse ou recebesse chamadas, o que o limitava às funções de iPod.



Notícias Relacionadas:

2007-07-06 - Hackers já conseguiram desbloquear iPhone

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.