A Portugal Telecom vai iniciar testes em várias zonas do país já a partir do próximo mês para experimentar a eficácia da tecnologia Femtocell, enquanto forma de amplificar o sinal das comunicações em ambientes indoor.

A tecnologia vem permitir o aproveitamento das sinergias geradas entre a rede fixa e móvel que servem os clientes da operadora através das marcas Meo, SAPO ADSL e TMN e permite o alargamento e optimização da cobertura 3G indoor de dados e voz. Os equipamentos que serão instalados na casa ou nas empresas de alguns clientes ficarão suportados na rede fixa de banda larga.

"Com esta tecnologia, qualquer cliente poderá instalar em sua casa, empresa ou noutro local por si seleccionado, um equipamento que, uma vez ligado à Banda Larga Fixa do Sapo ou Meo, distribui e potencia o sinal de rede indoor da rede móvel", explica a PT em comunicado.

Os testes que começam no início do mês já estão autorizados pelo regulador das comunicações, a Anacom.

A PT sublinha as potencialidades da tecnologia, enquanto forma de promover a convergência entre fixo e móvel que no futuro também pode suportar a oferta de serviços de valor acrescentado com base na localização, como sejam notificações de presença na área de abrangência da Femtocell.