Considerando o Wi-Fi como uma tecnologia complementar à oferta na área móvel e fixa, a Portugal Telecom apresentou hoje em Lisboa a sua estratégia para esta área, que é considerada convergente e transversal a todas as empresas do Grupo. Depois de ter mantido vários testes piloto em diferentes localizações, a empresa avança agora com uma oferta integrada, procurando dinamizar a utilização do Wi-Fi, oferecendo acesso gratuito aos seus clientes de serviços de banda larga durante três meses.

Neste conjunto de clientes estão identificados como alvo preferencial os utilizadores de serviços ADSL, Internet por cabo e GPRS das operadoras do Grupo PT, entre as quais se contam a Telepac, TV Cabo e TMN. Esses mesmos clientes serão contactados proactivamente de forma a divulgar a possibilidade de acederem à Internet em banda larga gratuitamente nos locais onde a rede está já instalada.

Segundo explicação de Rogério Canhoto, administrador-delegado da nova empresa criada, a PT Wireless, os clientes só têm de solicitar a adesão ao serviço contactando com a empresa através da qual já usam serviços de acesso à Internet em banda larga, depois do que lhes será atribuído um username e password - que em alguns casos será igual à que já usam nos outros serviços. Esta identificação é essencial para usarem a rede Wi-Fi e manter-se-á até dia 1 de Março de 2004, altura em que termina o período de utilização gratuita.

Os valores cobrados depois de terminado este período de experiência - a 1 de Março de 2004 - ainda não estão definidos, mas não devem andar longe dos praticados pela Vodafone e a Hotspots Portugal, os dois operadores que já alinharam a sua oferta Wi-Fi. O serviço estará disponível por assinatura, através de modalidade pré-paga e voucher de utilização, sendo que os clientes de assinatura terão a facturação associada à sua conta com a empresa da PT através da qual aderiram ao Wi-Fi.

A PT tem já em funcionamento 50 locais, listados no site, mas em breve deverão alargar-se a 300 hotspots, que têm já contrato assinado com a empresa. Até final de 2004 o Grupo PT espera alargar este número a 450 localizações chave para a utilização da Internet sem fios em banda larga.

Miguel Horta e Costa, presidente do Grupo PT, reforçou a ideia de que esta é uma nova aposta da empresa no conceito de mobilidade em banda larga, tendo já investido mais de um milhão de euros no Wi-Fi.

Nova empresa gere negócio
Para gerir a área de negócio Wi-Fi o Grupo PT está a formalizar a criação de uma nova empresa que "para já ficará dependente da PT SGPS", afirmou Miguel Horta e Costa e que foi hoje apresentada. Rogério Canhoto, Administrador-delegado da PT Wireless, confirmou ao TeK que a nova empresa funcionará mais como uma "fábrica" para a dinamização da rede, já que a gestão do contacto com os clientes fica a cargo das empresas com quem estes já mantêm relações de assinatura.

Rogério Canhoto explicou ao TeK que o funcionamento do serviço será transversal a todas as empresas do Grupo PT, pelo que todos os utilizadores de telefones fixos, móveis e acessos à Internet podem ter uma assinatura para o Wi-Fi PT, sendo que a oferta está também disponível a outros utilizadores que queiram usar a rede através da modalidade pré-paga ou voucher. A PT está também a preparar uma oferta direccionada às empresas que estenda a mobilidade dos funcionários com a tecnologia Wi-Fi, designada "TeamWork" que é vista também de forma transversal às várias empresas.

Admitindo que estes primeiros três meses são ainda para afinar o modelo de negócio do Wi-Fi, Rogério Canhoto garantiu que a PT acredita no modelo de rede aberta para o Wi-Fi e que pretende iniciar conversações com outros operadores no sentido de possibilitar a utilização da infra-estrutura por clientes de outras empresas. Porém, nota que os modelos tradicionais de abertura de rede não se aplicam ao Wi-Fi e que terá de ser estudado um novo enquadramento.

Notícias Relacionadas:

2003-11-19 - 13º Congresso APDC - Casanova admite que Optimus não vai avançar no Wi-Fi

2003-11-19 - Wi-Fi em espaço comercial de Aveiro pela mão da Cabovisão

2003-11-10 - Parque Expo inicia projecto Wi-Fi no Parque das Nações

2003-10-08 - Vodafone reforça mobilidade de profissionais com estratégia WLAN

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.