A Anacom autorizou a PT Comunicações a prolongar os testes técnicos que vem realizando à tecnologia WiMax. A autorização do regulador para estes ensaios foi concedida em Maio do ano passado e é agora prolongada até Outubro deste ano.



Em comunicado, o regulador explica que a extensão da autorização de testes para sistemas BWA do tipo WiMax não tem qualquer significado relativamente à possibilidade de utilização futura da tecnologia pelo operador de rede fixa da Portugal Telecom. Isto significa que os testes não influenciam qualquer decisão do regulador relativamente à futura atribuição de licenças para operar a tecnologia, clarifica o documento.



O WiMax é um upgrade do WiFi, mais interessante do ponto vista da largura de banda oferecida e da cobertura assegurada. O WiMax pode oferecer até 124Mbps e cobrir um raio de 50 a 70 quilómetros, mais que os 54 Mbps num raio máximo de 120 metros oferecidos pelo WiFi.



A tecnologia está a ser desenvolvida numa componente fixa, como alternativa ao DSL na última milha de ligação da infra-estrutura de comunicações e numa componente móvel onde é encarada como alternativa para fornecer serviços de Internet em zonas remotas, onde as infra-estruturas físicas dificilmente chegarão.



O processo de normalização do WiMax está concluído e vêm decorrendo testes à tecnologia desde 2003. Empresas como a Intel ou a Alcatel têm-se unido em parceria para acelerar a sua chegada ao mercado, que continua a depender da disponibilidade comercial de equipamentos compatíveis.



A 14 de Março deste ano a Anacom concedeu também autorização à Bradnet para realizar testes técnicos à tecnologia. Ainda no ano passado também a Sonaecom confirmou ao TeK o seu interesse na componente fixa do WiMax, enquanto alternativa ao DSL na última milha.



Notícias Relacionadas:

2005-05-05 - Anacom autoriza utilização das frequências FWA da PT para testar WiMax

2005-09-28 - Sonaecom testa WiMax para transmitir grandes volumes de informação

2005-02-23 - WiMax com potencial para transformar mercado das telecomunicações