A Portugal Telecom apresentou os seus planos de investimento para o mercado timorense, onde a empresa detém 41 por cento do operador incumbente, a Timor Telecom.

Zeinal Bava, presidente da operadora portuguesa, revela que a empresa planeia ver aumentando para 700 mil o número de clientes da operadora ao longo dos próximos três anos. Hoje a Timor Telecom conta com 220 mil clientes, que até final do ano deverão aumentar para 350 mil, detalhou o responsável ao Diário Económico.

Para atingir os objectivos de crescimento contribuirão a melhoria das condições de acesso à Internet no país e o crescimento da rede móvel, que centram os planos de investimento da empresa portuguesa nos próximos anos naquele país.

Para a construção de um cabo submarino que assegure a ligação de Timor à rede de dados internacional, melhorando as ligações de banda larga no país e reduzindo a dependência das comunicações de satélite, está previsto um investimento de 13,6 milhões de euros. No reforço da rede móvel está prevista a duplicação do número de torres instaladas para 80.

Segundo o DE, a PT resumiu os seus investimentos no país, após um encontro com o Primeiro-ministro do país Xanana Gusmão, dizendo que já tinha investido em Timor 34 milhões de euros.

Esta semana foram conhecidos planos de internacionalização de outra empresa portuguesa, que também já pertenceu ao universo PT, a Zon, que até final do ano deverá começar a fornecer serviços de TV por satélite em Angola.