O TeK já tinha antecipado a mudança que se concretizou esta manhã com o anúncio formal, numa conferência onde Zeinal Bava, presidente da PT Portugal, traçou a nova estratégia global de marcas para a empresa de telecomunicações, onde a convergência é a palavra de ordem.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O peso que o MEO vinha assumindo desde o lançamento do M40, a oferta convergente, em janeiro do ano passado, antecipava a mudança que foi sendo feita gradualmente em algumas das áreas onde a TMN tinha dado cartas durante vários anos, nomeadamente nos festivais de verão, onde o Sudoeste TMN passou a Meo Sudoeste e o Marés Vivas assumiu a mesma mudança.

"Ter uma marca só para o retalho é possível porque investimos em sistemas", adiantou Zeinal Bava na apresentação da marca MEO, que agora engole a TMN e se assume como marca única para o retalho. "Começámos a pensar na convergência em 2013", acrescentou o mesmo responsável.

O presidente da PT Portugal também refere que para a empresa era claro que "as pessoas iam querer simplicidade e convergência mas fizemos por fases, é preciso correr riscos bem medidos".

Para os clientes de serviços móveis, que são mais de 7,8 milhões, os serviços e tarifários mantêm-se, mas agora com acesso através do portal meo.pt. As lojas que ainda mantinham a marca TMN passam também a apresentar-se com o nome MEO.

A lógica dos serviços é ainda de alargamento, com a utilização integrada do MEO Music, que antes se chamava Music Box e que passa agora a ter acesso a vídeos, o MEO Go, a MEO Cloud, o MEO Drive com trânsito em direto, e ainda o MEO Kanal que ganha a possibilidade de upload direto a partir do móvel.

No segmento empresarial a convergência faz-se com a marca PT Empresas, que agrega os serviços até aqui prestados pela PT Negócios e PT Prime.

Com a fusão das marcas o MEO passa a ser líder de mercado na rede móvel com uma quota de 46,3%. A marca já tinha uma quota de 47,2% no triple play, sendo a marca mais recordada pelos portugueses, em todos os setores, de acordo com o estudo Publivaga da Marktest. Na apresentação a PT também revelou que o M4O é hoje responsável pelo principal crescimento móvel. 80% dos novos clientes são M4O.

A partir de hoje a PT vai comunicar a nova marca, mas recuperando alguns dos principais destaques da história da TMN, como o lançamento da primeira chamada GSM no país e a introdução do MIMO, o primeiro cartão pré-pago do Mundo.

Nota de redação: Atualizado com informação da conferência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.