Com base no Messenger do SAPO, a Portugal Telecom está a avançar com um serviço de Voz sobre IP, permitindo chamadas de áudio e vídeo entre dois PCs que possuam a aplicação do SAPO. Zeinal Bava, administrador executivo da PT, disse em conferência de imprensa que o VoIP permitirá a médio e longo prazo fidelizar clientes e acrescentar valor à assinatura.



"A longo prazo [...] o VoIP é uma aposta ganhadora", sublinhou Zeinal Bava, explicando que este serviço é mais um conteúdo na Internet e que traz valor positivo à utilização da Banda Larga.



Embora seja ainda um serviço que permite a comunicação de PC para PC, desde que tenham o SAPO Messenger instalado e uma câmara de vídeo ou microfone, a PT admite já estar a estudar a evolução para chamadas do computador para a rede fixa e móvel (explorando o videocal 3G) e vice versa. "Este é um primeiro passo [...] a oferta vai evoluir e para o PC to phone, PT to UMTS e Phone to PC mas agora queremos testar a adesão a este serviço e assegurar a massificação do hardware", indica Zeinal Bava.




O novo SAPO Messenger que permite a utilização do VoIP já está disponível para download, ainda em versão beta, mas só na próxima semana será iniciada a comercialização dos pacotes com o equipamento necessário para a utilização do serviço. Vão ser comercializados dois pacotes, com custo de 20 e 40 euros, mas Manuel Rosa da Silva da PT.com garante que o serviço é compatível com outras câmaras que o utilizador já possua instaladas.



O SAPO Messenger por enquanto é ó compatível com Windows mas está a ser desenvolvida uma versão para MAC e outra para Linux, que estarão disponíveis em breve. O MSG permite a integração com o MSN e o ICQ, garantindo que os utilizadores portugueses mantenham os seus contactos de outras aplicações.

Actualmente o serviço conta com 150 mil utilizadores activos que segundo Zeinal Bava somam uma comunidade de cerca de 1 milhão de utilizadores online, e conta com algumas características diferenciadoras, como a possibilidade de envio e recepção de SMS grátis para todas as operadoras móveis e a localização de alguns conteúdos de emoticoms.



Para o desenvolvimento do serviço a PT contou com várias parcerias que se juntaram ao trabalho da equipa interna, nomeadamente a PT Inovação, Critical Software, Jabber e Xten.

Notícias Relacionadas:

2005-06-09 - Adesão das grandes empresas a VoIP será massiva até 2010

2005-03-23 - Messenger do SAPO oferece SMS a partir do PC

2005-03-03 - Ofertas integradas de voz e dados sustentam estratégia da PT para o Fixo