A Autoridade Nacional de Comunicações - Anacom vai avançar com novos testes às redes móveis nacionais. Com frequência regular, os testes às redes de telecomunicações exploradas pelos operadores móveis têm como objectivo analisar um conjunto de parâmetros técnicos que permitem qualificar os serviços prestados aos utilizadores. Neste âmbito é analisada a qualidade áudio, cobertura, acessibilidade, entre outras componentes.
Segundo o regulador, os testes a realizar terão em conta a elevada taxa de penetração do mercado português, o que obrigará à introdução de uma "nova fase de avaliação" realizada com maior rigor.
O comunicado adianta ainda que"a avaliação da qualidade de serviço passará assim a ser mais frequente ao longo do ano e mais abrangente em termos de cobertura".
A última avaliação levada a cabo pela Anacom ocorreu no ano passado e foi divulgada no início deste ano. Nessa altura, a cobertura e desempenho dos operadores foi considerada satisfatório, embora se tenha registado um decréscimo da qualidade áudio das conversações face ao ano anterior, apurou o regulador com base nas 15 mil chamadas efectuadas.
Notícias Relacionadas:
2004-02-18 - Redes móveis mantêm desempenho mas pioram qualidade áudio
2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea
2001-05-07 - Redes móveis testadas pelo ICP
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários