Em Portugal cerca de 41% das casas subscrevem um serviço de Internet com 30Mbps – quando a média europeia é apenas de 21% -, enquanto outros 19% subscrevem serviços com 100Mbps – a média europeia aqui é de apenas 5%. Estes são alguns números relacionados com o mercado da Internet em Portugal, uma área onde o país se consegue destacar dos restantes Estados-membro.



Todo o território português tem disponível uma cobertura de banda larga fixa e cerca de 91% do território português tem acesso a redes 4G – quando na União Europeia a média é de 59%. Mas no caso da banda larga fixa, apenas 62% das casas subscrevem uma ligação destas, enquanto na restante UE o valor sobe para 76%.



Os portugueses passam inclusive menos tempo na Internet do que os compatriotas europeus – 58% acedem numa base semanal, contra 72% na UE, e 48% acedem numa base diária, contra 62% na UE. Em Portugal 33% dos inquiridos dizem nunca ter usado Internet, um número que na Europa a 28 é apenas de 20%.



Portugal tem ainda um número mais elevado de pessoas com baixo ou nenhum conhecimento em ferramentas digitais do que a média europeia: 55% contra 42%, sendo que os valores dizem respeito ao ano de 2012.



Noutros indicadores, como no comércio eletrónico, os portugueses estão em linha com os pares europeus, como nas compras eletrónicas fora de portas, mas continuam abaixo no número de pessoas que compram produtos pela Internet: 25% já o fizeram, enquanto na Europa o valor é de 47%.



No campo da saúde digital – eHealth – Portugal apresenta-se como um país que tem aposta na área, superando as médias europeias no número de hospitais com ligações acima dos 50Mbps – 66% contra 36% - e na troca de informação de pacientes com outras entidades de saúde – 67% contra 55%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico