Setenta e nove por cento dos operadores móveis com redes de terceira geração (WCDMA) estão a fazer o upgrade da infra-estrutura para suportar velocidades de transmissão de dados entre três a cinco vezes mais rápidas que as actuais, recorrendo para isso ao HSDPA - High Speed Downlink Packet Access.



Também conhecida por terceira geração e meia, a tecnologia está já disponível em países como Portugal, Áustria, Finlândia, Bulgária, Alemanha, Israel, Kuwait, África do Sul ou Estados Unidos, num total de 14 países, embora o número de operadores com intenção de migrar a sua rede para HSDPA seja bastante superior, chegando a quatro quintos das 105 redes WCDMA que hoje já funcionam em 43 países.



Os números, disponibilizados pela Associação dos Fornecedores Móveis (GSA), indicam que as intenções de migração para a 3,5G são 60 por cento superiores ao verificado há seis meses atrás, altura do último questionário.



Para já, o HSDPA oferece perto de 2 Mbps (1,8 Mbps) mas até finais deste ano deverá permitir velocidades de 3,6 megas. As redes dos operadores estão a ser preparadas para a velocidade máxima, mas a falta de equipamentos limita para já a largura de banda.



A Vodafone Portugal, que na semana passada apresentou a tecnologia para comunicações de dados, tal como os dois outros operadores móveis, adiantou que até final do ano deverá ser possível aumentar a velocidade do 3,5G e que até final do terceiro trimestre deste ano será também possível usá-la em equipamentos móveis. Ambas as previsões são sustentadas nos timings fornecidos pelos fabricantes de equipamentos.



Ainda de acordo com as previsões do operador, em 2007 ou 2008 será possível chegar à velocidade máxima teoricamente permitida pelo HSDPA, cerca de 14 Mbps.



De acordo com os números da GSA estão disponíveis já, ou vão estar brevemente, 25 equipamentos ou placas HSDPA.



Notícias Relacionadas:

2006-04-06 - Vodafone angariou 500 mil clientes 3G até final de Março

2006-04-06 - Operadoras móveis disputam primazia no lançamento de banda larga 3G

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.